Aparecida

Gustavo Mendanha vai para o 3º mês sem cumprir promessas de campanha

Da Redação

Enquanto o prefeito de Goiânia Rogério Cruz, com pouco mais de 60 dias após empossado, já cumpriu duas das promessas de campanha que fez junto com titular da chapa, Maguito Vilela, que faleceu devido ao novo coronavírus, o prefeito de Aparecida Gustavo Mendanha, no mesmo prazo, ainda não deu um passo para efetivar qualquer um dos compromissos que fez com a população para conquistar o 2º mandato.

Ou melhor: Mendanha aprovou na Câmara de Vereadores uma “reforma administrativa” que adicionou mais 9 secretarias às 19 já existentes, entre elas uma de Segurança – prometida na campanha. No papel, a pasta foi criada, mas só. Efetivamente, ela não existe, apesar da nomeação de funcionários comissionados para a sua estrutura, inclusive um titular interino que não tem gabinete próprio até hoje.

Outra secretaria anunciada durante o período eleitoral, a de Cultura, também foi incluída nas pastas que vieram com a “reforma administrativa” e, tal como a pasta de Segurança, teve titular e pessoal nomeados, porém ainda sem partir para resultados concretos. O secretário nomeado é o pastor Avelino Marinho, do Republicanos, que é pastor evangélico e foi candidato a vereador, ganhando uma suplência.

Gustavo Mendanha, para conseguir a recondução a mais 4 anos, navegou sobre uma elevada aprovação e índices confortáveis nas pesquisas, o que o levou, na prática, a adquirir a confiança necessária para dar pouca atenção a Aparecida e se concentrar em Goiânia, onde o ex-prefeito aparecidense Maguito Vilela era candidato. Mendanha participou ativamente das ações eleitorais na capital, em detrimento do seu próprio eleitorado, que ele, naquela época, já sinalizava o resultado que as urnas acabaram trazendo, ou seja

Ele chegou a ser criticado por “abandonar” Aparecida e se dedicar a pedir votos para Maguito em Goiânia, o que poderia sugerir uma certa arrogância ou certeza de que já estava com a eleição ganha por antecipação – algo que é sempre prejudicial em se tratado de disputar cargos eletivos, que, às vezes, costuma trazer surpresas desagradáveis quando as urnas são abertas.

Há suspeitas de que a prefeitura aparecidense passa por uma crise financeira, decorrente da elevação de gastos com a folha de pagamento e mesmo as despesas que foram acrescentadas no ano passado por conta da busca de uma imagem de realizador para Gustavo Mendanha, então em busca da reeleição. 

TUDO NA ESTACA ZERO

Veja 6 dos principais compromissos de campanha de Gustavo Mendanha que ainda não entraram no radar da prefeitura.

Asfaltar todos os bairros

Asfaltar todas as ruas de Aparecida. Até agora, não foi aberta nenhuma licitação ou sequer programada no sentido de contratar empreiteiras para pavimentar os bairros que ainda estão na lama e na poeira.

Banco de Alimentos

Infelizmente, há famílias passando fome em Aparecida. Gustavo Mendanha prometeu implantar uma estrutura para destinar cestas básicas a famílias carentes, mas tudo continua como dantes.

Secretaria de Segurança

Talvez a promessa que mais foi repisada na campanha. A pasta foi criada, mas não ganhou estrutura nem meios para ajudar a combater o crime em Aparecida, que continua por conta apenas das forças policiais do Estado.

Eixos estruturantes

Na prática, significa a implantação de novas avenidas de pistas duplas para melhorar a ligação entre os setores mais movimentados da cidade e fazer a conexão com rodovias estaduais e federais e com Goiânia. Em estudos.

Aumentar oferta de empregos

O desemprego é alto em Aparecida, cuja economia foi abalada pela crise do novo coronavírus. Gustavo Mendanha prometeu um programa para reintegrar pessoas que foram demitidas ao mercado de trabalho. Nada foi feito.

Hospital do Câncer

Nenhum passo dado até agora. Devido ao investimento de valor elevado que é requerido, acredita-se que a promessa foi um típico exagero de campanha, que tão cedo terá condições para se transformar em realidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo