Goiás Online

Gustavo vai a Iris e não consegue tratar de eleições

Helton Lenine 

O prefeito Gustavo Mendanha tomou cafezinho e comeu pão de queijo com o ex-prefeito Iris Rezende na última segunda-feira, em Goiânia, mas não conseguiu incluir no cardápio, como desejava, assuntos políticos, principalmente sobre os rumos do MDB nas eleições de 2022. Iris contou ao prefeito a relação histórica que tem com Aparecida de Goiânia, agora com 99 anos de fundação, cujo projeto (de 1963) de emancipação da cidade é de sua autoria.

Ação de Caiado
Um dos primeiros governadores do Brasil a entender a gravidade da pandemia e adotar medidas de isolamento para conter a propagação do vírus, o governador Ronaldo Caiado (DEM) também se destaca quando o assunto são ações para permitir a retomada da economia no pós-pandemia.

Ação de Caiado
Caiado lançou o Programa Estadual de Apoio ao Empreendedor (Peame), que destina R$ 112 milhões para empréstimos a juro 0% para micro e pequenos empresários, desde que não demitam funcionários. O recurso atenderá também microempreendedores individuais (MEIs) e autônomos.

Ação de Caiado
Governador entende que facilitar o acesso ao crédito neste momento de retração econômica é uma forma de evitar que a economia goiana sofra um impacto ainda maior por causa da pandemia da Covid-19.

Homenagem
A Câmara Municipal de Goiânia aprovou projeto de autoria de Iris Rezende (MDB) que homenageia o ex-prefeito da Capital Nion Albernaz, morto em 2017, aos 87 anos. O PL denomina de Nion Albernaz o Centro Municipal de Educação Infantil localizado na Rua C-234, no Jardim América, em Goiânia.

Afinidade
André Fortaleza diz que seu projeto é o mesmo do MDB para 2022, em sintonia com o prefeito Gustavo Mendanha e o presidente do partido no Estado, Daniel Vilela.

Sozinho na raia
Até o momento, Max Menezes é o único nome que o MDB de Aparecida de Goiânia pretende lançar para a disputa à Assembleia Legislativa.

Pulverização
A base do prefeito Gustavo Mendanha (MDB) conta com mais de dez pré-candidatos à Alego às eleições do ano que vem.

Não prosperou?

O porquê da pergunta: é que a Alego já propôs cinco vezes a extinção do TCM, mas a matéria não foi aprovada pelo plenário.

Sobrevida
A decisão do conselheiro Nilo Resende de aposentar-se do TCM pode levar parte dos 26 deputados estaduais a recuar da intenção de aprovar a PEC que extingue o órgão.

Pela extinção
O presidente Lissauer Vieira (PSB), diz que, se depender dele, a PEC que extingue o TCM será aprovada pelo plenário da Assembleia Legislativa.

Aumentou
Dos 41 deputados estaduais, 13 já se manifestam dispostos a enfrentar as urnas, ano que vem, como candidatos à Câmara Federal.

Mobilização
Vilmar Rocha visitou ontem, na Alego, os deputados Lucas Calil, Wilde Cambão, do PSD, para convidá-los a participarem de encontro do partido, na próxima segunda-feira, com prefeitos e vice-prefeitos. Conversou também com o presidente Lissaur Vieira (PSB).

Max assume na Alego vaga de Humberto Aidar
Max Menezes (foto), primeiro suplente do MDB, deve ser efetivado como deputado na Assembleia Legislativa com a indicação de Humberto Aidar para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Nilo Resende requereu aposentadoria, o que inviabiliza a PEC que extingue o órgão.

RESUMO

Os bolsonaristas divulgaram amplamente o último resultado do levantamento do Instituto Paraná sobre prospecções para as eleições 2022: o presidente Bolsonaro venceria seus adversários no 1º e 2º turnos. Apesar do aumento na rejeição.

Senador Vanderlan (PSD) reafirma o compromisso de apoiar a reeleição do governador Ronaldo Caiado (DEM) ao pleito do ano que vem.

Ex-governador Marconi Perillo (PSDB) só vai decidir em abril do ano que vem se irá concorrer a deputado federal ou a governador ao pleito de 2022.

Promotor de Justiça do Ministério Público de Goiás, Fernando Krebs (foto) critica o projeto do novo Código de Processo Penal que tramita na Câmara. Segundo ele, o texto propõe restringir a capacidade investigatória do Ministério Público.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo