Notícias

Hemocentro passa a agendar doações de sangue pela internet e telefone

Criação do novo sistema é para dar mais segurança aos doadores e pacientes que são atendidos na unidade

A partir desta segunda-feira, dia 30, o Hemocentro Coordenador Professor Nion Albernaz passa a realizar agendamento de doações de sangue por telefone e pelo site da Hemorrede Pública de Goiás. O agendamento foi implantado seguindo orientação do Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), para evitar aglomerações e dar mais segurança aos doadores e pacientes que são atendidos na unidade, localizada no Setor Coimbra, em Goiânia.

“O agendamento é uma medida para evitar aglomerações, como ação de segurança para o doador diante da pandemia da Covid-19”, ressalta a a diretora-técnica da Hemorrede, Ana Cristina Novais. A nova ferramenta ainda dará celeridade ao atendimento. “É importante ressaltar que quem vier ao Hemocentro sem agendar um horário também será atendido normalmente pela equipe de coleta”, afirma Ana Cristina.

O agendamento pode ser feito pelo telefone 0800 642 0457, das 7 às 18 horas, ou pelo site http://agenda.hemocentro.org.br. “A medida permite ao usuário escolher o melhor dia e horário para fazer sua doação. Com isso, manteremos um agendamento de, no máximo, dez pessoas por hora, para evitar aglomerações na unidade”, esclarece a diretora.

Medidas restritivas

A redução do número de doadores voluntários está sendo registrada em todas as unidades da Hemorrede Pública de Goiás, em função das medidas restritivas no enfrentamento à Covid-19, além de outros receios sobre a doação de sangue. Mas a diretora afirma que o ato não expõe o doador a nenhum risco. “Não existe evidência de transmissão de coronavírus por transfusão de sangue, e temos seguido as orientações que o Ministério da Saúde (MS) estabeleceu desde o mês de fevereiro”, explica.

A nota técnica do MS orienta para que pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita da Covid-19 fiquem impedidas de doar sangue pelo prazo de 14 dias. Para quem foi considerado caso suspeito ou confirmado, o prazo é de 30 dias após a remissão dos sintomas. Além disso, todos os doadores passam por uma criteriosa triagem, que verifica se o candidato está apto a fazer a doação de sangue.

Ana Cristina destaca que foi adotado um protocolo de contingenciamento da doença, com reagendamento de pacientes crônicos e redução do número de acompanhantes. Além disso, foi estabelecida uma distância mínima entre as cadeiras de espera. “Reforçamos a rotina de limpeza e desinfecção de cadeiras, maçanetas e corrimões e instalamos dispensers com álcool em gel em todas as entradas da unidade, para que o doador faça a higienização das mãos logo na chegada ao Hemocentro”, afirma.

Quem pode doar

Os requisitos básicos para passar pela entrevista pré-doação de sangue são: estar saudável, ter peso acima de 50kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos – antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis e, acima de 60 anos, deve-se ter realizado pelo menos uma doação até essa idade. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para a vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo