Notícias

Hemocentro realiza coleta de bolsas de sangue em condomínio de Goiânia

Na próxima segunda-feira (27) a unidade móvel do Hemocentro estará no Residencial Club Cheverny, no Setor Goiânia 2, para uma ação de coleta de sangue entre os moradores do condomínio. A decisão de levar a coleta externa até o doador que está em casa é inspirada em uma ação semelhante realizada pelo Hemorio, na cidade do Rio de Janeiro.

“Nós temos buscado, de todas as formas possíveis e seguras, elevar os estoques do Hemocentro e, felizmente, temos tido uma resposta positiva dos moradores de grandes condomínios que abraçaram essa ideia”, justifica a diretora-geral da Hemorrede Pública de Goiás, Denyse Goulart.

Denyse explica que, para garantir mais segurança aos doadores, os atendimentos na unidade móvel foram reduzidos pela metade da capacidade. “Todas as doações foram agendadas previamente com o apoio do síndico do condomínio, assim, não há risco de aglomerações” garante. Além disso, toda a equipe foi treinada para seguir os protocolos de segurança contra a covid-19, emitidos pelo Ministério da Saúde (MS).

Como agendar
Para quem quiser agendar uma ação em seu condomínio ou empresa, é necessário ter a confirmação de 60 pessoas interessadas e fazer uma solicitação pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (62) 3201-4101.

A Hemorrede Pública de Goiás também lançou o serviço de agendamento on-line pelo site agenda.hemocentro.org.br e pelo telefone 0800 642 0457 para que qualquer pessoa possa escolher o melhor dia e horário para fazer uma doação no Hemocentro Coordenador, localizado no Setor Coimbra.

“O agendamento é uma medida para evitar aglomerações, como ação de segurança para o doador diante da pandemia covid-19”, ressalta Denyse. A nova ferramenta garante celeridade ao atendimento na unidade. “É importante frisar que quem vier ao Hemocentro sem agendar um horário também será atendido normalmente pela equipe de coleta”, afirma a diretora-geral.

Quem pode doar
Os requisitos básicos para passar pela entrevista de pré-doação de sangue são: estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos – antes de completar 18 anos, é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis e, se acima de 60 anos, ter realizado pelo menos uma doação até essa idade. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. E quem se vacinou contra gripe deve aguardar 48 horas para doar.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo