CidadesConcurso e EmpregosGoiás
Tendência

Trabalhador de Goiás ganha na justiça direito a Indenização por licença-prêmio não gozada

Primeira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região assegura indenização por licença-prêmio não gozada, evitando enriquecimento injustificado da instituição

A Primeira Turma do Tribunal Regional do Trabalho em Goiás (TRT) da 18ª Região assegurou o direito de um ex-funcionário de uma autarquia estadual de receber indenização pela licença-prêmio não gozada durante seu tempo de serviço. O Tribunal decidiu que, na ocasião da rescisão contratual, o empregado tinha cumprido as condições necessárias para obter o benefício previsto em lei, impedido de aproveitar devido à rescisão. Segundo a decisão, o trabalhador deve receber indenização pelos períodos de licenças-prêmio não aproveitados durante o contrato de trabalho para evitar enriquecimento indevido da instituição.

A decisão foi tomada durante a revisão do recurso apresentado pela autarquia estadual para modificar a sentença da 6ª Vara do Trabalho de Goiânia, que ordenou o pagamento da indenização ao funcionário. A autarquia alegou que o estatuto que governa as atividades dos funcionários públicos civis de Goiás e de suas autarquias indica que os períodos de licença-prêmio não gozados pelo servidor não podem ser convertidos em pagamento em dinheiro, exceto em caso de rejeição do pedido de licença devido à necessidade de serviço público.

O ex-empregado, embora admitindo que o contrato de trabalho foi rescindido por solicitação própria, argumentou que a lei garantia o direito do servidor à licença-prêmio como compensação remuneratória àquele que permanecesse cinco anos consecutivos em exercício efetivo do cargo. Segundo ele, o estatuto garantia o recebimento integral do salário do cargo, inclusive vantagens, enquanto estivesse em licença.

A relatora do recurso, a desembargadora Iara Rios, concordou com a decisão inicial, baseando-se nas evidências apresentadas no processo. Ela reafirmou que a lei concede licença-prêmio a cada cinco anos de exercício efetivo, com direito a três meses de licença, a serem gozados em até três períodos de pelo menos um mês cada, com todos os direitos e vantagens do cargo.

Rios reafirmou a decisão do juízo inicial, de acordo com a qual os documentos anexados ao processo comprovam que o autor adquiriu três meses de licença-prêmio, que não foram gozados até a data de sua rescisão. A desembargadora negou o recurso da autarquia estadual e enfatizou que o autor tinha direito à indenização equivalente à licença-prêmio não usufruída durante o contrato de trabalho, sob pena de enriquecimento injustificado da autarquia.

Para a relatora, a reivindicação de indenização correspondente a três meses de licença-prêmio deve ser mantida, e o valor deve ser calculado com base na última remuneração do autor conforme consta do Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT).

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp.

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo