Notícias

Imóveis compactos são tendência

A designer de interiores Elizabeth Pires explica tudo que você precisa saber sobre como aproveitar os espaços ao máximo de forma criativa

Com o passar dos anos, as pessoas têm optado por uma estrutura familiar com menos filhos, só casais, ou até mesmo sozinhos. Isso é consequência de vários fatores, tais como planejamento familiar, maior participação da mulher no mercado de trabalho, expansão da urbanização, entre outros. Surgiu uma geração com novas prioridades, a geração dos anos 2000 possui novos valores. Essa transformação da sociedade acarreta várias adaptações e a designer de interiores Elizabeth Pires explica que essa nova forma de pensamento e anseios refletem diretamente na forma com que eles veem e lidam com o assunto, imóveis.

Antes apontado como tendência, hoje já é uma realidade. Os imóveis compactos que proporcionam bem-estar e um bom preço são os favoritos do mercado imobiliário, e desejo dos mais variados públicos. Elizabeth Pires, que está na CASACOR Goiás 2021, a mais importante mostra de arquitetura e decoração das Américas, e que assina o projeto do espaço The Clinic Especialistas em Saúde, revela algumas características desse tipo de imóvel e como pode ser vantajoso para o seu perfil. “Os apartamentos compactos são aqueles cujas dimensões têm cerca de 60m², 40m² ou até mesmo 20m²”.

Populares nos Estados Unidos há cerca de 10 anos, os compactos surgiram da necessidade do mercado por imóveis que atendessem uma rotina mais agitada, sem abrir mão do conforto.  Seja a trabalho, seja em momentos de lazer, seu público passa a maior parte do tempo fora de casa, o que não justifica ter um espaço grande para morar. Dessa forma, o compacto seria um bom primeiro imóvel para investir. “Além disso, geralmente são bem localizados, próximos de centros comerciais ou Universidades, e projetados para maximizar o uso do espaço, contando também com condomínios de qualidade”, conta Elizabeth.

Esse tipo de moradia traz muitas vantagens quando comparado a imóveis de grande extensão. A primeira delas é que como tem um custo mais baixo, outros valores também serão reduzidos, consistindo em um investimento mais acessível. A praticidade também é muito atraente, limpar e organizar um imóvel compacto exige menos custos e tempo do morador. Em sua maioria eles têm localizações privilegiadas. Versatilidade de decoração chama a atenção, abrindo possibilidade para projetos modernos, isso inclui processos de automação residencial para deixar o ambiente mais confortável, prático e seguro.

De acordo com a designer de interiores, com espaço reduzido, é preciso pensar em como tirar melhor proveito do ambiente. Abusar de móveis pensados diretamente para studios e pequenos apartamentos é o jeito certo de se organizar e ter mais conforto. Por isso a importância de se ter um profissional na hora de decorar sua casa. “Esse tipo de moradia vai de encontro direto com o novo estilo de vida dos cidadãos brasileiros. Assim, a busca por decorações modernas, inovadoras e inteligentes tem aumentado. O conceito minimalista aplicado nestes imóveis compactos também é um dos favoritos na hora de criar projetos”, revela Elizabeth.

Os fatores econômicos e os novos padrões socioculturais ajudam a explicar este cenário que só tende a ganhar mais força. Então além de enxergar esses imóveis apenas como uma opção inteligente de moradia, Elizabeth reforça o mercado promissor que se apresenta nessa oportunidade. “Apartamentos de um dormitório são mais fáceis também de rentabilizar por meio de locação, utilizando aplicativos como o Shortstay, Booking.com e Airbnb”. A designer de interiores Elizabeth Pires finaliza dando dicas de como escolher a melhor opção de apartamento compacto ou studio para o seu perfil. “Pense no que atende sua necessidade mínima de espaço; considere os serviços de condomínio que você valoriza; procure um que fique perto do trabalho para economizar com transporte; opte pelo bairro que você gosta”.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo