Notícias

Importância do uso da máscara na prevenção do Coronavírus é reforçada pela saúde de Aparecida

A prefeitura de Aparecida de Goiânia tem desenvolvido uma série de iniciativas de enfrentamento à Covid-19 no município, sendo que uma das mais importantes é a promoção de medidas de prevenção, por meio da conscientização da população. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a importância do uso correto da máscara de proteção, que evita o contágio do Coronavírus por via aérea, uma de suas principais formas de transmissão. Soma-se a isso a correta higienização das mãos com água e sabão e de utensílios utilizados com frequência. Segundo técnicos sanitários, essas medidas podem salvar vidas.

“O uso da máscara é extremamente importante no momento em que estamos vivendo. Sabemos que a máscara usada de forma adequada, cobrindo a boca e o nariz, pode evitar a disseminação de gotículas, ou seja de saliva. Evite tocar nelas, principalmente na parte da frente. Se tocar, lave as mãos com água e sabão ou higienize com álcool em gel” – pontua a chefe de Prevenção e Controle de Infecção nos Serviços de Saúde e Segurança do Paciente da SMS, Núria Neres.

Ela alerta também para a forma correta de retirar a máscara de proteção: “Não se deve tocar na parte da frente da máscara, você deve retirá-la pelas laterais, puxando as alças elásticas. Se ela for descartável, após retirá-las, jogue-as no lixo para que tenham a destinação correta. Substitua ela por uma limpa e seca sempre que observar que ela está úmida. Se for uma máscara caseira, a lavagem deve ser com água e sabão. É indicado deixá-las de molho na água com água sanitária. Nunca reutilize uma máscara se ela for do tipo descartável”.

Pesquisa sobre a efetividade da máscara

Um estudo divulgado pela Associação Japonesa de Doenças Infecciosas sugere que uma simples conversa próxima a outra pessoa pode espalhar o vírus, sem tosses e espirros. Essa descoberta revelada pelos cientistas japoneses em fevereiro revelou que partículas do micrômetro podem transmitir o Coronavírus quando as pessoas estão próximas umas das outras. “Todos devemos evitar aglomerações e manter o distanciamento de pelo menos um metro de outras pessoas. É importante usar a máscara de proteção sempre que receber uma entrega” – reforça Núria Neres.

Outra pesquisa publicada no dia 28 de maio pela revista médica inglesa The Lancet realizou uma revisão de 172 outras pesquisas relacionadas à infecção por Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars), pela Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers) e pelo Sars-CoV-2, o vírus causador da Covid-19. Essa nova pesquisa, que reúne dados coletados em 16 países, aponta que o efeito de proteção (com pessoas que utilizam máscaras) aumenta conforme a distância. Segundo os pesquisadores, a chance de contaminação em espaçamentos inferiores a 1 metro é de cerca de 13%. Com o distanciamento superior a 1 metro essa chance cai para 2,6%. Ainda segundo o estudo, a proteção dos olhos com os equipamentos de proteção individual (EPIs) (face shield ou óculos de proteção) pode reduzir o risco de infecção de 16% para 5,5%.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo