Aparecida

Índices de instituições independentes desmoralizam a gestão de Mendanha

Instituto Rui Barbosa, CLP – Centro de Liderança Pública e IFGF – Índice Firjan de Gestão Fiscal revelam números que mostram involução de Aparecida desde que Maguito Vilela repassou a prefeitura ao seu sucessor

Da Redação

Em menos de um mês, três instituições de elevada credibilidade em termos nacionais, especializada em acompanhar políticas públicas nos Estados e municípios, divulgaram resultados de pesquisas que comprovam um grande retrocesso em Aparecida depois que Gustavo Mendanha assumiu a prefeitura.

São o Instituto Rui Barbosa, órgão de assessoramento dos Tribunais de Contas, que revelou a existência de quase 30 mil crianças sem vagas em creches em Aparecida, o CLP – Centro de Liderança Pública, que atestou a queda no município no Ranking de Competitividade dos Municípios e a Firjan, que elabora o IFGF – Índice Firjan de Gestão Fiscal, com baixa avaliação para a gestão de Mendanha, em especial quanto aos investimentos  da prefeitura, em queda desde que Maguito Vilela encerrou o seu mandato e passou o bastão para Mendanha.

O prefeito atravessou calado a divulgação desses levantamentos, que tiveram grande cobertura da imprensa estadual. Mendanha não comentou nem deu explicações ou prestou esclarecimentos sobre os péssimos resultados que obteve nessas avaliações – que, sem exagero, comprovam que comprovam com base em dados da própria prefeitura uma estagnação e redução dos principais indicadores sociais e econômicos de Aparecida.

Todas as três instituições – Instituto Rui Barbosa, CLP e Firjan – são isentas de compromissos políticos ou partidários, são independentes em relação a governos e desenvolvem seus estudos e pesquisas a título de colaboração com a formulação de políticas públicas no Brasil, em níveis federal, estadual e municipal. Mendanha não pode, portanto, alegar que se trata de “perseguição política”, desculpa esfarrapada a que recorre sempre que é alvo de notícias desgastantes, inclusive quando a ocorrências de corrupção investigadas pela polícia na sua gestão.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo