Cultura

Inscrições abertas para Masterclass da 20ª Goiânia Mostra Curtas – 20 anos

Interessados podem se inscrever pelo site do festival até 20 de novembro. Oficina e aula também fazem parte da programação formativa

Além das mostras de filmes, a 20ª edição da Goiânia Mostra Curtas – 20 anos segue também com a sua proposta de capacitação e formação, presente todos os anos. Em 2021, além da oficina e aula, produtores, diretores, profissionais e estudantes do meio audiovisual poderão participar de uma Masterclass, online e gratuita. As inscrições podem ser feitas a partir do próximo dia 5, sexta-feira, pelo site do festival (www.goianiamostracurtas.com.br) e vão até 20 de novembro. As vagas são limitadas até os 100 primeiros inscritos.

Com o tema “Navegações Estéticas”, a cineasta documentarista Everlane Moraes abordará questões filosóficas no cinema, no documentário e suas variantes, conduzindo os participantes a uma aproximação às questões que envolvem o universo da profissional e suas decisões éticas, estéticas e políticas no momento de filmar. A Masterclass será realizada no dia 26 de novembro, das 18h às 20h, pela plataforma Zoom.

Everlane Moraes compartilhará, ainda, suas próprias experiências, propondo diálogos e navegações poéticas por meio de um olhar sobre a concepção e realização de seus próprios filmes. A cineasta é especializada em Direção de Documentário pela EICTV – Cuba e seus filmes transitam entre diferentes gêneros e formatos, evidenciando as questões sociais, filosóficas e espirituais da diáspora negra. Seus trabalhos foram exibidos em festivais, galerias e VOD, como SUNDANCE, ROTTERDAM e BFI, WOMXN IN WINDOWS (2020), ONE STORY UP (2021), HANGAR (2020), entre outros.

Segundo a diretora geral e produtora da Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla, as atividades formativas têm um papel importante e fundamental para o festival como um todo. “É uma construção em diversas nuances, que vai desde a formação de plateia, com a exibição de filmes, passando pela formação e capacitação, com profissionais atuantes no mercado audiovisual brasileiro e, principalmente, pelas trocas que acontecem nesses dias, importantíssimas para esse processo, seja para quem agrega conhecimento com experiência, seja para quem está trilhando esse caminho cheio de ideias e inovação”, reflete.

Aula e Oficina

As inscrições para a oficina e aula continuam abertas até 15 de novembro e podem ser feitas também pelo site do festival. Assim como a Masterclass, a aula e oficina também acontecerão pela plataforma Zoom.

A aula sobre “Distribuição cinematográfica e mercado audiovisual brasileiro” será ministrada pela fundadora da Vitrine Filmes, Silvia Cruz, nos dias 25 e 26 de novembro, das 10h às 12h. A proposta é promover uma reflexão sobre o cenário audiovisual brasileiro nas suas batalhas e conquistas dos últimos anos, além de possíveis modelos de negócio dentro do cenário social e econômico atual.

Já a oficina com o diretor Cristiano Burlan sobre “Narrativas Documentais” será nos dias 25, 26 e 27 de novembro, das 14h às 17h. O tema abordará os meios e modos de produção e realização do documentário no Brasil, buscando compreender se existe uma distinção entre documentário e ficção.

 

 

20ª GMC

 

A Goiânia Mostra Curtas é um festival que acontece desde 2001, idealizado pelo Icumam Cultural e Instituto. De lá para cá, cerca de 290 mil pessoas participaram do evento e mais de 2 mil filmes foram exibidos nas mostras Curta Mostra Especial, Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Animação, Curta Mostra Goiás, e Mostrinha. O festival também realizou 68 oficinas, 17 painéis, 48 debates, 58 encontros, e teve 105 homenageados. E nas últimas edições inovou com a Feira Audiovisual, contendo atividades de capacitação e formação no mercado audiovisual.

Em 2021, na 20ª edição, o festival tem apoio de Unimed Goiânia, InnSaei.Tv e Projeto Paradiso; promoção TV Anhanguera | Executiva FM | O Popular, Sesc TV SP e Canal Brasil; co-realização Sesc Goiás; e realização Icumam, Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo | Governo Federal.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo