Notícias

Inscrições para as vagas remanescentes do Fies começam na segunda-feira

Da Redação

As inscrições para cerca de 50 mil vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o 2º semestre de 2020 começam na próxima segunda-feira (26), às 7h, horário de Brasília. As vagas remanescentes são aquelas não preenchidas nas edições de 2020 dos processos seletivos regulares do Fies.

Nos dois primeiros dias de inscrição, de 7h do dia 26 até as 23h59 do dia 27 de outubro, a oferta é exclusiva para os cursos de áreas do conhecimento prioritárias, como os cursos de saúde, engenharias, licenciaturas e ciência da computação.

O prazo de inscrição para os candidatos não matriculados em instituição de educação superior será encerrado às 23h59 do dia 3 de novembro. Para aqueles que buscam uma oportunidade para financiar a continuidade dos estudos e já estão matriculados em curso, turno e instituição para o qual deseja se inscrever, o prazo de inscrição é maior. Eles terão até as 23h59 do dia 27 de novembro para se inscrever.  As inscrições serão realizadas pela internet, exclusivamente, na página do Fies http://fies.mec.gov.br/.

Inovações

A estrutura tecnológica do sistema do Fies foi aperfeiçoada recentemente para ampliar a capacidade de atendimento de acessos simultâneos. Outra inovação é a utilização de mecanismo que visa impedir os acessos no sistema realizados com o uso de robôs. O teste automatizado para diferenciação entre computadores e humanos, conhecido por captcha, será apresentado na página do Fies para que o candidato confirme seu acesso no sistema.

Essas medidas foram implementadas logo após a decisão do MEC de prorrogar o cronograma do processo de ocupação de vagas remanescentes do Fies, devido à elevada procura por inscrição que ocasionou instabilidade no sistema eletrônico. As medidas adotadas asseguram ainda que, os candidatos que conseguiram concluir suas inscrições nos dias 6 e 7 de outubro não serão prejudicados. 

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo