Aparecida

Insegurança levam comerciantes da Avenida W-5 a pedirem remoção das árvores de jamelão

É com imenso respeito ao meio ambiente e à importância da arborização no município que os comerciantes da Avenida W-5 do Setor Santa Luzia e Jardim Olímpico pedem a atenção da prefeitura de Aparecida para os transtornos que as mais de 65 árvores de jamelão estão causando nos quatro quilômetros de extensão da avenida.

A árvore de jamelão é ornamental e pode medir até 15 metros de altura. Esta característica tem atrapalhado a visibilidade do comércio da região. Segundo eles, a falta de visão traz insegurança aos comerciantes que estão na luta diária para retomadas das atividades econômicas pós-pandemia.

Substituição
“Quem está do outro lado da pista, não consegue ver com segurança o comércio do lado oposto. A região Leste da cidade, principalmente a Avenida Vereador Geraldo Magela Padeiro, antiga W-5, tem um comércio pujante, com a substituição das árvores de jamelão, trará maior qualidade aos donos e colaboradores do comércio”, explicou Maione Padeiro, presidente da Acirlag (Associação Comercial e Industrial da Região Leste de Aparecida).

Perigo
Outro transtorno, se refere a liberação do óleo produzido pelos frutos dos jamelões no asfalto que deixa a pista escorregadia, o que causa frequentes acidentes, principalmente com motociclistas em tempos de chuvas.

Segundo Maione, um ofício foi encaminhado ao secretário municipal de Desenvolvimentos Urbano (SDU) Max Menezes, em 14 de julho de 2021, explicando a situação e pedindo a remoção das árvores de jamelão.

“Haja vista que a solicitação em tela é pertinente, pois está chegando o período chuvoso e os frutos das árvores tem causado acidentes e outros transtornos e devido a sua folhagem atrapalham e muito a visibilidade dos comércios e a segurança” trecho do ofício da Acirlag à SDU.

População segue com pedido de aperfeiçoamento de obras no local

Os mais de 100 comerciantes agradeceram a resposta da matéria de reclamação sobre a necessidade de faixa de travessia para a Pessoa com Necessidade Especial (PNE) na Avenida W-5, publicada na edição 2.757 de 16 de julho de 2021 do Diário de Aparecida, porém, pedem aperfeiçoamento do que está sendo feito.

“Agradecemos a secretaria de Infraestrutura da nossa cidade pelas 4 faixas implantadas. Estamos aqui há mais de 20 anos, é a primeira vez que temos esse benefício. Ficamos satisfeitos com o resultado. Agora pedimos a revitalização, ou seja, as pinturas das faixas de pedestres e meios fios, ” reconheceu e salientou um dos proprietários de comércio.

 

Resposta da prefeitura
A secretaria de Desenvolvimento Urbano de Aparecida informa que iniciou em 2019 a poda de árvores da espécie jamelão e também o plantio de novas espécies, como o ipê, em canteiros de avenidas onde há grandes quantidades desta árvore para futura extirpação e substituição.

A secretaria informa que aguarda o crescimento dos pés de ipês para realizar assim, a remoção dos jamelões da avenida W-5, assim como ocorreu no Jardim Mont Serrat no início deste ano, garantindo maior segurança no trânsito das avenidas, pois os frutos das árvores quando caem e entram em contato com água, tornam a pista escorregadia.

SMTA
Sobre a sinalização, a secretaria executiva de Mobilidade e Trânsito (SMTA) informou que encaminhará uma equipe técnica à via para avaliar os serviços de manutenção que precisam ser realizados e colocar a Avenida no cronograma da pasta. (A.P.A.)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo