Aparecida

Inspirado em Iris, Caiado prepara a reedição da saga dos mutirões, inclusive em Aparecida

Governador decide restaurar programa popular que leva benefícios aos bairros e vai cobrir a região metropolitana, com o memora nome

Helton Lenine

 

 

O governador Ronaldo Caiado (DEM, em fase de fusão com o PSL para se transformar no União Brasil) pretende iniciar, no fim de semana dos dias 20 e 21 de novembro, uma série de mutirões na Região Metropolitana de Goiânia, com possibilidade de expansão para cidades polo de todo o Estado em 2022. Os detalhes da primeira edição foram definidos por  auxiliares do governador em reunião realizada ontem, terça-feira, 26. Ficou acertado que a estreia será na Avenida Mangalô, na Região Noroeste da capital. Trata-se de tradicional reduto do ex-governador Íris Rezende (MDB).

 

 

Caiado levou a ideia inicial para auxiliares e faz questão de dar um tom de homenagem ao aliado, inclusive com a utilização do nome do programa que o emedebista transformou em ícone das suas gestões. As demais edições dependerão dos resultados da primeira, mas há entre palacianos a defesa da necessidade de ampliação para cidades polo, a exemplo de Anápolis e regiões como o Entorno de Brasília e o Nordeste Goiano.

 

 

O mutirão de Caiado também vai ser realizado em Aparecida, segunda maior cidade do Estado. Caiado vai adotar o mesmo esquema que os então prefeitos Íris Rezende (Goiânia) e Maguito Vilela (Aparecida) realizaram. A principal medida para viabilizar a estrutura do primeiro mutirão do governo do Estado é uma licitação da Secretaria Geral da Governadoria que prevê a contratação de tendas, painéis e banheiros, entre outros. O custo estimado no edital é de R$ 4,1 milhões.

 

O Palácio das Esmeraldas vai convocar os emedebistas, Aristóteles de Paula, o Toti, e o presidente do diretório metropolitano do MDB, Carlos Jr, que foram coordenadores de mutirões de Iris Rezende em momentos diferentes, para a execução do programa.

 

 

“Caiado tem sensibilidade política e, ao restaurar os mutirões, ele presta homenagem ao nosso líder Íris Rezende e, ao mesmo tempo, implementa um programa que vai levar assistência social aos bairros das cidades de Goiás”, afirmou Daniel Vilela, presidente estadual do MDB.

 

 

O prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves (MDB), presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM), também elogia o governador Ronaldo Caiado pela iniciativa de trazer de volta os mutirões criados por Íris Rezende.

 

 

“Os prefeitos goianos vão dar todo o apoio para que Caiado leve os mutirões a todas as regiões do estado, porque se trata de um programa já testado e aprovado desde 1966 quando Iris Rezende foi gestor em Goiânia pela primeira vez”.

 

O deputado Bruno Peixoto (MDB), líder do governo na Assembleia Legislativa, disse que a base aliada dará todo o apoio para a execução do programa mutirão nos bairros das cidades goianas. “Caiado demonstra, com essa decisão, sua lealdade a Iris e também seu compromisso com os setores mais desassistidos da sociedade goiana”.

 

O ex-deputado federal Pedro Chaves também aprova a volta dos mutirões, agora sobre a coordenação de Ronaldo Caiado. “Iris, desde 1966, realiza os mutirões. Me lembro da construção de mil casas em apenas um dia em Goiânia. Por isso, nós do MDB, estamos felizes com a proposta de Caiado de restaurar os mutirões criados por Iris Rezende”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo