Goiás Online

Iris e Daniel: ações para consolidar apoio a Caiado

Helton Lenine 

Após a manifestação dos prefeitos do MDB em apoio à aliança com o DEM e à reeleição do governador Ronaldo Caiado, Iris Rezende e Daniel Vilela, as duas maiores lideranças do partido, passaram toda a manhã de quinta-feira (15), no escritório do ex-prefeito, em Goiânia, acertando os novos passos para sacramentar o acordo. Daniel promete realizar, até dezembro, ampla consulta aos quadros emedebistas sobre qual rumo tomar em 2022.

Pelo telefone
Iris Rezende e Daniel Vilela conversaram com o governador Ronaldo Caiado, na manhã de quinta-feira, oportunidade que a decisão dos prefeitos emedebistas entrou na pauta.

Pró-aliança
A quase totalidade dos presidentes dos diretórios municipais (43) e comissões provisórias (80) do MDB tem posição favorável à aliança com oDEM caiadista às eleições do ano que vem.

Isolados
No MDB goiano, o prefeito Gustavo Mendanha e o deputado estadual Paulo Cezar Martins estão isolados (e sem votos) para a proposta de lançamento de candidatura própria à sucessão estadual.

Surpreendido
A decisão repentina tomada por 27 dos 28 prefeitos do MDB – de apoio à aliança com o DEM caiadista – pegou Gustavo Mendanha.

Com Iris
O ex-governador e ex-prefeito de Mineiros, Agenor Rezende, foi recebido por Iris Rezende, em seu escritório político de Goiânia. Aleomar Rezende, sobrinho de Agenor, subscreveu a carta dos prefeitos pró-aliança com o DEM.

Temerário
A carta dos prefeitos do MDB faz uma referência indireta ao PSDB de Marconi Perillo e serve de alerta a Gustavo Mendanha: os gestores não aceitarão composição política com os “algozes do passado”.

Lembrete
Para refrescar a memória dos defensores de candidatura própria, pelo MDB, à sucessão estadual: são nove derrotas seguidas do partido, desde 1998.

Quem perdeu
Iris Rezende, três vezes, Maguito Vilela, duas, e Daniel Vilela, foram derrotados na corrida ao Palácio das Esmeraldas.

Base aliada
O Palácio das Esmeraldas comemora a adesão dos deputados Henrique Arantes (MDB) e Lucas Calil (PSD) à base aliada na Alego.

Covid-19
Entre os dias 20 de junho e 13 de julho, a Câmara Municipal de Goiânia registrou 26 notificações de servidores com sintomas de Covid-19.

Covid-19
11 dos servidores do Legislativo goianiense testaram positivo e houve 1 caso de hospitalização, mas em gravidade. Os demais tiveram sintomas leves e se recuperaram em casa.

Covid-19
O líder do prefeito na Câmara Municipal de Goiânia, Sandes Júnior (PP) também testou positivo para Covid-19 e cumpre quarentena.

Gustavo se prepara para acatar a decisão do MDB
Pessoas próximas de Gustavo Mendanha (foto) dizem que, em razão da iminente derrota, no MDB, da proposta de candidatura própria à sucessão estadual, o prefeito de Aparecida de Goiânia se prepara para acatar a deliberação do partido. Ele pensa em concluir o mandato e adiar para 2026 qualquer projeto eletivo.

RESUMO

O Congresso Nacional aprovou R$ 5,7 bilhões para partidos e candidatos torrarem, via Fundo Eleitoral, na campanha eleitoral de 2022. Dinheiro, pasmem, do Tesouro Nacional.

Os deputados federais adiaram para agosto a votação da PEC que permite a aprovação do “distritão” para as eleições aos Legislativos no País, em 2022.

O “distritão” transforma as eleições para as casas legislativas em majoritária, ou seja, os mais votados serão eleitos de acordo com o número de cadeiras disponíveis.

Dos 17 deputados federais de Goiás, 13 votaram pelo aumento do Fundo Eleitoral para R$ 5,7 bilhões a serem gastos pelos partidos e candidatos às eleições de 2022. Apenas Elias Vaz (PSB/foto), Rubens Otoni (PT) e Flávia Morais (PDT) deram voto contrário à aprovação dessa verba pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo