Notícias
Tendência

Iris Rezende: conheça a história do principal político de Goiás

Íris começou sua vida política como vereador de Goiânia em 1959. Faleceu nesta madrugada, depois de complicações em seu estado de saúde.

Íris Rezende Machado nasceu em Cristianópolis, Goiás em 1933 e se tornou o mais tradicional político do estado. Começou sua vida política como vereador de Goiânia, e de lá para cá ocupou diversos cargos como: prefeito, deputado, governador, senador e ministro. Se formou em Direito, pela Universidade Federal de Goiás.

Após 60 anos de vida pública, Íris faleceu em decorrência de um AVC na capital goiana. O ex-governador coleciona conquistas políticas no estado de Goiás e também a nível nacional. O mutirão das 1000 casas e o enorme apoio ao movimento de redemocratização do Brasil depois da ditadura militar, são alguns dos feitos deste ícone.

Em 1959, aos 25 anos, foi eleito vereador da cidade de Goiânia, como candidato mais jovem eleito pela capital e com o maior número de votos. Em 1962, foi eleito deputado estadual pelo estado de Goiás, repetindo a peripécia de ser o mais votado.

Em 1964, a ditadura militar tomou conta do país e, ao mesmo tempo, Íris se candidatou a prefeito de Goiânia. Ganhou a eleição contra um militar, Juca Ludovico, e fez tanto sucesso como prefeito que os militares o convidaram para participar do partido Arena. Convite este que o político recusou, o que resultou em sua cassação como prefeito, em 1969, perdendo assim seus direitos políticos por 10 anos.

Depois de ser cassado pela ditadura, Iris seguiu carreira como advogado. Com o enfraquecimento da ditadura, Iris decidiu retornar à política e filiou-se ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro, o PMDB.

Iris tomou posse de seu novo cargo público, como governador, no começo de 1983. Venceu a eleição com quase 70% dos votos.

Em 1984, Íris Rezende, então governador de Goiás, discursou no primeiro comício em prol do movimento das Diretas Já, que aconteceu em Goiânia. Ele foi um grande pilar para o processo de redemocratização do Brasil e isso deu projeção nacional a sua carreira política.

Com o final do seu mandato como governador, ele foi convidado a ser ministro do governo de José Sarney. Ocupou o cargo de 1986 até 1990, quando se candidatou novamente ao governo de Goiás e venceu.

 

No ano de 1995, Íris se elegeu Senador e ocupou o cargo até 2003. Nesse meio tempo também foi Ministro da Justiça (1997/1998), no governo de Fernando Henrique Cardoso. Íris, ainda foi prefeito de Goiânia mais três vezes: em 2004, 2008 e 2016. Poderia ter se candidatado a reeleição em 2020, mas anunciou sua aposentadoria da vida pública.

Mutirão Popular


A história do mutirão das 1000 casas é famosa pelo Brasil, tudo começou na prefeitura da capital goiana, quando o próprio Íris construía casas junto com a população. Isso se estendeu ao estado inteiro. Quando Íris Rezende foi governador do estado de Goiás, ele cedeu o material para a construção de mil casas populares e organizou um mutirão para tal. Foram construídas 1000 casas em um dia e isso lhe rendeu um espaço no livro mundial dos recordes “Guiness Book”.

Morte


Íris Rezende faleceu na noite do dia 09 de novembro, em decorrência de complicações depois de Acidente Vascular Cerebral (AVC), na UTI de um hospital em Goiânia, onde já estava internado a cerca de três meses.

 

O político contribuiu grandemente para o desenvolvimento do estado da cidade de Goiânia e do estado de Goiás e será sempre lembrado pelos goianos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo