Goiás
Tendência

Caiado pede união entre governadores na tramitação da Reforma Tributária no Senado

Governador voltou a se manifestar sobre o projeto em tramitação no Senado e defendeu que lutar por seu estado é um direito de cada governador

O governador Ronaldo Caiado se posicionou mais uma vez sobre a postura do estado em relação à reforma tributária em tramitação no Senado. “Lutar por seu estado é um direito de cada governador. Agora lutar por Goiás não significa que eu tenha que diminuir outros estados”, afirmou o chefe do executivo de Goiás.

Caiado ressaltou que o texto atual da reforma, aprovado na Câmara dos Deputados, gerou tensões entre os governadores devido à falta de uma visão abrangente para todo o país. Caiado enfatizou que preservar a unidade da federação é o foco principal.

“Quando você constrói uma reforma, não se pode tentar qualificar estados mais e menos importantes. Não quer dizer que possa se criar uma exclusão de vozes de algumas regiões do país, priorizar A em detrimento de B. O debate deve existir, mas não se deve criar qualquer sentimento separatista. Essa é a cultura que sempre defendi e continuarei defendendo”, disse Caiado.

Caiado afirmou que estará presente em audiências temáticas tanto no plenário do Senado quanto na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para discutir a reforma. Ele expressou a intenção de derrubar a criação do Conselho Federativo, destacando que não faz sentido os governadores dependerem de um conselho com influências variadas. Ele alertou contra a concentração de poder na União e o enfraquecimento do pacto federativo.

O governador questionou a viabilidade do modelo proposto pela Reforma Tributária, observando que a criação de um Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) único com tarifa igual para todos poderia afetar desproporcionalmente os estados. Ele destacou o crescimento econômico de Goiás em comparação com o Brasil em 2022 e ressaltou a importância de não criar desequilíbrios entre os estados.

“Gostaria de perguntar aos ‘iluminados’, que fazem reforma no papel e que nunca governaram nada, que deem um exemplo de Conselho Federativo existente no mundo ou onde se tem IBS único (Imposto sobre Bens e Serviços, que deve ser gerido por Estados e municípios, de acordo com o atual texto da reforma), com tarifa igual para todos. Essa situação, que sequestra Estados e municípios, não pode desviar o foco. Temos de lutar para fortalecer os entes federados”, salientou Caiado, ressaltando o crescimento da economia de Goiás em 2022, de 6,6%, em comparação ao do Brasil no mesmo período, que foi de 2,9%. Os dados são do Instituto Mauro Borges (IMB).

Caiado enfatizou a necessidade de acalmar as tensões entre os governadores e evitar a divisão entre as regiões do país. Ele finalizou reiterando seu compromisso com a defesa dos interesses de Goiás e a busca por um equilíbrio justo na Reforma Tributária.

Leia a nossa edição impessa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo