Notícias

Iris tem AVC, passa por cirurgia de emergência e segue em observação

O ex-prefeito de Goiânia e ex-governador de Goiás Iris Rezende está internado no Hospital Neurológico em observação, depois de sofrer um Acidente Vascular Cerebral e passar por uma cirurgia de emergência.

Segundo a equipe que o atendeu, Iris enfrentou bem o procedimento, que, também segundo os médicos, foi bem sucedida, isto é, conseguiu drenar o sangue acumulado na cabeça e estancar a hemorragia.

Familiares socorreram o velho político quando, pela manhã, nesta sexta, 6,ele começou a sentir dores de cabeça enquanto estava no escritório político na avenida T-4. Imediatamente levado para o Hospital Neurológico, onde chegou consciente, foi submetido a exames – constatando-se o AVC.

Logo no início da tarde, Iris foi conduzido à sala cirúrgica, conforme informações divulgadas em primeira mão pelo governador Ronaldo Caiado, que é médico. Caiado esteve no hospital para acompanhar de perto a evolução do estado de saúde do ex-prefeito. Dezenas de pessoas, entre políticos, amigos e parentes, apareceram no local. Houve até reza coletiva pelo pronto restabelecimento do paciente.

Aos 87 anos de idade, Iris é conhecido por ser forte como um touro: pratica exercícios físicos diários, alimenta-se sem exageros e, depois que se aposentou, no ano passado, começou a levar uma vida mais tranquila, com viagens às suas fazendas, onde tem passado longas temporadas.

Em toda a sua vida, só passou por dois momentos difíceis quanto a riscos para a sua integridade: sofreu um acidente na campanha eleitoral de 1986, que o deixou com sequelas por algum tempo (ele venceu o pleito), e passou por duas cirurgias sucessivas de próstata, com recuperação lenta e demorada, em 2009.

Ele e o maranhense José Sarney, aliás, seu amigo pessoal, são os únicos políticos brasileiros do período pré-regime militar (iniciado em 1964) que ainda se encontram em atividade – ainda que ambos tenham oficialmente se afastado da política e da disputa por mandatos eletivos.

Embora tenha anunciado a aposentadoria e desistido de postular a reeleição para a prefeitura de Goiânia em 2020, Iris ainda é cogitado como candidato a senador na chapa da reeleição do governador Ronaldo Caiado no ano que vem. Caiado, aliás, já disse que o emedebista é o seu candidato preferido à senatória.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo