Domingo, 28 de Fevereiro de 2021
28 de Fevereiro de 2021

Itego de Porangatu dá início as aulas online

As aulas não presenciais serão efetivadas pela plataforma Moodle, disponível pelo site http://www.ead.go.gov.br/

O Instituto Tecnológico do Estado de Goiás (Itego) Maria Sebastiana da Silva em Porangatu, na última segunda-feira (30), disponibilizou aulas online, por meio da plataforma de Ensino à Distância (EAD), aos alunos dos cursos técnicos em Enfermagem, Logística, Cooperativismo e Zootecnia. Aproximadamente 300 alunos são atendidos com os cursos na região.

A medida faz parte do pacote de ações do governo estadual para combater a disseminação do coronavírus em Goiás e respeita também a Resolução do Conselho Estadual de Educação (CEE) de manutenção das atividades pedagógicas sem a presença de alunos e professores nas dependências da unidade escolar.

As aulas não presenciais na Rede de Institutos Tecnológicos do Estado de Goiás (Itego), vinculada ao Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), serão efetivadas pela plataforma Moodle, disponível pelo site http://www.ead.go.gov.br/. Alunos dos Colégios Tecnológicos de Goiás (Cotecs) de Mara Rosa e Uruaçu, onde há o Curso Técnico de Logística, também podem usufruir do regime especial de aulas virtuais.

Todos os estudantes matriculados nos cursos técnicos já foram inseridos automaticamente na plataforma EAD. Para aqueles que, por algum motivo, não conseguirem participar das aulas, a Coordenadora Pedagógica do Itego de Porangatu, Cleicia Lima, explica o caminho que deve ser percorrido para a interação com os professores e supervisores, que são os responsáveis pelo planejamento das aulas validadas pela coordenação pedagógica.

“É essencial que o e-mail que o aluno registrou no ato da matrícula esteja correto, pois a inserção do aluno na plataforma é feita por meio deste e-mail. Os professores que ministram as aulas presenciais serão os responsáveis pelas atividades virtuais e, durante o horário previsto do curso presencial, ele ficará responsável por ministrar o conteúdo e atender para os alunos”, enfatiza.

Cleicia esclarece, ainda, que a Rede Itego atende também alunos da área rural e muitos deles não têm acesso à internet para participarem das aulas à distância. A coordenadora pede que estes alunos entrem em contato com a unidade de ensino em Porangatu pelo telefone (62) 3362-3677. “Nossa equipe vai ajudar o aluno da melhor forma possível, para que ele possa participar também das aulas”, afirma.

Além da plataforma, os alunos podem tirar dúvidas em grupos do whatsapp, administrados pelos professores e coordenadores de cada curso. Para participar, é só entrar em contato pelo telefone já mencionado e solicitar a participação.

O regime especial de aulas não presenciais, aprovado pelo CEE, na semana passada, é uma alternativa para o ano letivo diante da pandemia do vírus Sars-CoV-2. Ele também foi adotado nas escolas da rede estadual da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), desde 23 de março.

Por enquanto, na Rede Itego, apenas os alunos dos cursos técnicos estão sendo utilizando a plataforma EAD. De acordo com a Sedi, o planejamento das aulas online para os cursos de capacitação e qualificação profissional está em andamento.

Foto: Divulgação

Compartilhe este post: