Política
Tendência

Já são sete os deputados estaduais que vão concorrer a uma vaga na Câmara Federal

Balanço eleitoral da Assembleia: dos 41 parlamentares, 32 vão concorrer à reeleição; apenas dois não pretendem se candidatar a nenhum cargo

Dos 41 deputados integrantes da atual legislatura da Assembleia Legislativa de Goiás, 32 irão concorrer à reeleição, sete irão enfrentar as urnas para a Câmara Federal e dois não pretendem se candidatar a nenhum cargo nas eleições de 2022. São esses os pretendentes à vaga de deputado federal: Lissauer Vieira (PSB), Adriana Accorsi (PT), Alysson Lima (SD), Humberto Teófilo (PSL), Jeferson Rodrigues (Republicanos), Helio de Sousa (PSDB) e Lêda Borges (PSDB).

Apenas Humberto Aidar (MDB) e Tião Caroço (DEM) não vão disputar nenhum mandato nas eleições do ano que vem. Aidar vai assumir o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e Caroço pretende transferir suas bases eleitorais para o ex-prefeito de Vianópolis Issy Quinan (PP). Lissauer Vieira decide até março por qual partido irá concorrer à Câmara Federal: Progressistas ou PSD. O PP tem atualmente dois deputados federais: Adriano do Baldy e Professor Alcides. O PSD conta com Francisco Jr.

Adriana Accorsi está sendo incentivada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a entrar na disputa pela Câmara Federal. O PT tem atualmente um deputado: Rubens Otoni. O ex-reitor da UFG Edward Madureira poderá entrar na disputa. Jeferson Rodrigues é a aposta do Republicanos para deputado federal. Pastor da igreja Universal do Reino de Deus, se beneficiará caso o deputado federal João Campos opte por concorrer ao Senado e não à reeleição.

Fragilizado desde as eleições de 2018, o PSDB tenta formar chapa à Câmara Federal e anuncia as candidaturas dos deputados Helio de Sousa e Lêda Borges. O ex-governador Marconi Perillo poderá ser o puxador de votos. O Delegado Humberto Teófilo deverá não ingressar no União Brasil para acompanhar o presidente Jair Bolsonaro a outra legenda e integrar a chapa à Câmara Federal em Goiás. O PSL, que está em processo de fusão com o DEM, tem dois deputados federais em Goiás: Delegado Waldir e Major Vitor Hugo, ambos com ambições de projetos majoritários.

Alysson Lima diz que atende apelo do Solidariedade para enfrentar as urnas à Câmara Federal. O partido conta com o deputado Lucas Vergílio, que vai concorrer à reeleição. Em 2018, a renovação na Assembleia Legislativa de Goiás foi de 48%, em relação a 2014, visto que 20 dos 41 deputados eleitos quatro anos antes voltaram à Casa. Naquele pleito, 33 dos que exerciam mandato à época da votação disputaram novo mandato.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo