Entretenimento

Janeiro Branco: conheça canais do YouTube para saber mais sobre saúde mental

Janeiro Branco é o mês de conscientização da saúde mental. Para reforçar a importância de se debater esse assunto tão relevante, o YouTube reuniu cinco canais que abordam com frequência o tema. O intuito é tornar acessível informações de qualidade que possam conscientizar a audiência sobre os mais diversos aspectos que envolvem a temática.

Esses perfis produzem vídeos que explicam o que são condições mentais como ansiedade, depressão, TOC, entre outras; como outras pessoas podem ajudar amigos e conhecidos acometidos por elas, e até destrincham as nuances da saúde mental em públicos específicos, como adolescentes, estudantes e LGBTs.

Confira os canais abaixo:

  1. Drauzio Varella

O perfil do Dr. Drauzio Varella na plataforma tem diversos vídeos sobre saúde mental. Um dos exemplos é uma live de 2020 cujo tema foi “Saúde Mental: quando é hora de procurar ajuda?”. Também há vídeos sobre o que é transtorno bipolarcomo controlar uma crise de ansiedade e como ajudar pessoas com depressão.

  1. Doutor Ajuda

O canal do Doutor Ajuda tem uma playlist exclusiva sobre condições mentais. A lista seleciona conteúdo informativo sobre temas variados, que passam por ansiedade, depressão, compulsão, estresse, vícios e até a tão falada síndrome de burnout.

  1. Saúde na Infância

Com foco na saúde infantojuvenil, o canal Saúde na Infância – mantido pela Fundação José Luiz Egydio Setúbal – tem uma websérie de sete episódios sobre como as vivências e tabus da adolescência afetam a saúde mental desse público. Lançada ainda no final do ano passado, “Vc Tb Sente?” é apresentada pela dupla MC Soffia e Valentina Schulz e debate temas como bullying, sexualidade, distúrbios alimentares e redes sociais.

  1. Centro de Valorização da Vida

CVV, Centro de Valorização da Vida, também tem um perfil no YouTube. O canal já publicou diversos vídeos explicativos, com debates e discussões acerca de temas como saúde mental de estudantes, profissionais da saúde e educação, da população LGBTQIA+, entre outros.

  1. Hospital Albert Einstein

O Hospital Albert Einstein também possui uma playlist sobre saúde mental em seu canal na plataforma. Dentre os vídeos selecionados estão temas como ansiedade, depressão, TOC e TDAH, questões abordadas de forma didática, simples e explicativa para informar e conscientizar a audiência.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo