CidadesNotícias

Jovens ampliam oportunidade de retorno ao convívio social com curso oferecido pelo Sistema Socioeducativo

Capacitação em Mecânica de Motocicletas é ministrada em parceria com o Senai, dez jovens que formam daqui há dois meses.

Foto: Pexelsu

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), iniciou a primeira turma de capacitação em Mecânica de Motocicletas com jovens do Sistema Socioeducativo de Goiânia. A ação é fruto de parceria da Seds com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Foram selecionados 10 jovens avaliados com bom comportamento e dedicação aos estudos. O curso tem a duração de dois meses, com carga horária de 160 horas. A primeira turma será certificada no início de agosto. As aulas são realizadas das 12h às 16h, em dias úteis, e cada jovem deve concluir 25 tarefas práticas para ser aprovado. 

As vagas foram concorridas, o que tem estimulado a evolução dos demais que pretendem ingressar na segunda turma. Dentre as atividades da grade curricular, estão manutenção e inspeção de motor; análise de defeitos; leitura e interpretação de esquemas elétricos; noções de higiene e segurança no trabalho.

T.O.S., de 17 anos, está no Case Goiânia há cinco meses e está empolgado com a capacitação. “Quando eu sair vou procurar um emprego nesta área até conseguir abrir minha própria oficina. Quero mudar de vida”, destaca.

A capacitação profissional, como destaca o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Wellington Matos, é uma oportunidade de mudança para os jovens. “Entendemos que a mudança é possível, mas a oportunidade é necessária. Por isso oferecemos aos adolescentes do Socioeducativo caminhos diferentes, para que possam reescrever suas histórias”, diz.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo