Esporte

JUGs – Mulheres em campo

Pela primeira vez, JUGs terão futebol de campo feminino

As mulheres vão entrar em campo em Goiatuba, no sul do Estado, neste fim de semana. Entre os dias 28 de fevereiro e 1º de março, serão realizadas as partidas de futebol de campo pelos Jogos Universitários de Goiás (JUGs). Essa é a primeira vez que a competição terá esta modalidade no naipe feminino.

Segundo o presidente da FGDU, Lusimar Santos, a participação das mulheres nesta competição incentiva para a prática da modalidade, que já foi há alguns anos desencorajada para a prática feminina. “Na nossa primeira competição conseguimos reunir três equipes. É uma vitória.” Vão participar os times da Universo, da UFG e  da UniCerrado.

O futebol feminino foi proibido no Brasil por quase 40 anos com a justificativa de que sua prática era incompatível com a natureza das mulheres. Mas felizmente, o decreto – lei 3199/41 não vigora mais.

Assim, Sheila Nunes Gonçalves, de 20 anos, é uma das atletas que vai entrar em campo. Ela é aluna do quinto período de educação física da UniCerrado e pratica futsal, vôlei e handebol, mas recebeu o convite para jogar no gramado e aceitou. “Sou mais de quadra, mas não posso ver uma bola que vou”, afirma.

Ela conta que começou a jogar futebol na escola com os meninos, mas hoje já tem um grupo de amigas que praticam a modalidade. “Homens têm o total apoio para jogar futebol. Para as mulheres, viajar para uma competição sempre é um desafio. Não temos apoio para crescer no esporte. O futebol feminino não é valorizado,” afirma a estudante. Por isso, ela vê os JUGs como uma grande oportunidade da modalidade se desenvolver no  Estado.

Expectativas

Para o coordenador de Esportes da Universo, Willian Mendes, todos os jogos do JUGs serão importantes e decisórios. Ele revela que a iniciativa de levar as mulheres para o gramado é muito importante para o crescimento e o desenvolvimento da modalidade em Goiás. O mesmo afirma o coordenador de Esportes da UFG, Juracy da Silva Guimarães. Para ele, os times da UniCerrado e da UFG, que são estreantes, farão um jogo bem equilibrado. “A Universo já tem um time montado há mais tempo”, complementa.

O assessor de esporte geral da PUC, Thales Veiga, acredita que a ampliação da participação feminina nos jogos universitários permite a maior participação do gênero no cenário nacional. “No Estado o naipe feminino tem sido disputado por poucas modalidades, como vôlei e handebol”. Mas infelizmente a universidade não conseguiu levantar a formação de uma equipe feminina.

Os Jogos

As competições de futebol de campo serão realizadas entre os dias 28 de fevereiro e 1º de março no Estádio Divino Garcia Rosa, em Goiatuba, no sul do Estado. Os campeões desta etapa do JUGs vão representar Goiás, no próximo mês de março, nos Jogos Universitários Brasileiros de Futebol (JUBs), em Rio Verde (GO).

Os Jogos são realizados pela Federação Goiana de Desportos Universitários (FGDU) em parceria com a UniCerrado, com apoio da Prefeitura de Goiatuba, Superbolla, da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) , da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel)) e da Câmara Municipal de Goiatuba.

No próximo mês de abril, entre os dias 17 e 21, serão realizadas os jogos das outras modalidades, como basquete, vôlei entre outros também em Goiatuba. (Cejane Pupulin / macjornalismo.com.br)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo