Aparecida

Aparecidenses esperam mais de seis horas em fila de drive-thru para serem vacinados

Os aparecidenses de 43+ e os profissionais de imprensa que levantaram cedo ontem, 28, para receber a vacina contra a Covid-19 se depararam com uma fila quilométrica de carros já às 7h30 da manhã, no drive-thru da Cidade Administrativa, onde situa-se a prefeitura.

Flagra
É a terceira vez que o Diário de Aparecida flagra uma fila gigante e cidadãos em seus carros e motocicletas suportando o calor para receber o imunizante. O que foi percebido é que, além de a gestão municipal tropeçar na logística da vacinação, a lentidão do atendimento atrapalhou a rotina dos trabalhadores, que não haviam se programado para ceder mais de 6 horas de seu dia à espera do seu direito de se vacinar.

Desistência
“Que fila é essa? Eu estava feliz por chegar minha vez de vacinar, mas essa fila está me obrigando a desistir. Eu sou autônoma, nem em sonho eu posso perder um dia de trabalho. Se eu soubesse, tinha vindo às 3 horas da manhã, como alguns aqui vieram. Preciso vacinar, mas pelo jeito hoje não vai dar”, reclamou Rosa Mariana de Oliveira, 44 anos, vendedora de hortifrúti, ao fazer a curva com o carro para retornar ao trabalho.

Reincidência
Na edição do dia 13 de junho de 2021, o DA exibiu o mesmo problema de desorganização da prefeitura, o que irritou a população. Na ocasião, a prefeitura estava vacinando as pessoas acima de 50 anos no mesmo local. A fila percorria abaixo do Parque Municipal Lafaiete Campos Filho, que está a cerca de cinco quarteirões da Cidade Administrativa. Já em 5 de março, os idosos acima de 70 anos amargaram mais de 6 horas na fila e ainda o medo de as doses acabarem quando chegasse a sua vez. E ontem, 28, a reportagem registrou o terceiro flagrante de demora na aplicação das vacinas.

“Eu não esperava”
O construtor civil Mateus Bueno de Moraes, 44 anos, chegou às 8h da manhã e se vacinou às 14h22. “Fiquei mais de 6 horas na fila. Eu não esperava ter que enfrentar uma fila tão grande. É importante ser vacinado, mas poderiam se organizar para não fazer as pessoas sofrerem tanto. Tem muitos aqui também que perdem o dia de trabalho”, opinou.

Janssen
Desde o último sábado, 26, o imunizante da Janssen, laboratório que faz parte do grupo americano Johnson & Johnson, começou a ser utilizado no Plano Nacional de Vacinação contra o Coronavírus, a ser aplicado em Aparecida. A dose única da vacina Janssen atraiu os cidadãos, que se planejam melhor para receber a imunização e não precisam faltar ao trabalho para tomar a 2ª dose.

Pontos
Vale lembrar que quem procurou esse ponto não foi pelo sistema on-line de agendamento. O morador de Aparecida que não quiser ficar na fila tem a opção de agendar pelo sistema on-line da prefeitura. Quem optar por essa modalidade vai receber o imunizante em uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos setores Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim ou na Central de Imunização. As vagas já estão liberadas.

Confira as regras de vacinação para esta terça-feira

43 + – Apresentar: Cartão SUS de Aparecida; Sem agendamento: Drive-thru Cidade Administrativa. Por agendamento, pelo aplicativo “Saúde Aparecida”: Nas cinco UBS’s citadas acima.

Lactantes – Com filhos até 6 meses de idade e que amamentam, apresentar a certidão de nascimento da criança. Exclusivamente mediante agendamento, pelo aplicativo (app)“Saúde Aparecida” em uma das cinco UBS’s.

Grávidas e puérperas – Comprovante da gestação ou do parto (válido por até 45 dias após dar à luz). Por agendamento, pelo app “Saúde Aparecida” ou em uma das UBS’s.

Caminhoneiros – Motoristas rodoviários de cargas. Apresentar CNH das categorias D ou E. Comprovante de endereço nominal. Sem agendamento: Drive-thru Cidade Administrativa. Por agendamento, pelo aplicativo “Saúde Aparecida”.

Educação (acima de 18 anos) – Trabalhadores de Ensino Básico e Superior. Comprovante de atuação profissional no município, contracheque ou declaração constando local e período de atuação. Sem agendamento prévio no Drive-thru da Cidade Administrativa. Com agendamento pelo app “Saúde Aparecida”.

Trabalhadores do transporte aéreo, metroviário, ferroviário e aquaviários (acima de 18 anos) – Funcionários das companhias aéreas nacionais, aeroportos e dos serviços auxiliares ao transporte aéreo (aeroportuários), e das empresas metroferroviárias de passageiros e cargas, e navegação. Locais citados acima com apresentação do comprovante de atuação na área, carteira profissional ou contracheque; e credenciamento aeroportuário válido conforme o decreto 7.168/2010 e RBAC
107 da ANAC.

Profissionais de saúde – Comprovante de atuação profissional. Locais, os já citados.

Pessoas com comorbidades ou com deficiência (acima de 18 anos) – pessoas com comorbidades; deficiência permanente; renais crônicos acima de 18 anos; síndrome de Down; doenças neurológicas; gestantes e puérperas com comorbidades Laudo médico ou comprovante legal da doença ou condição permanente. Locais, os já citados.

Trabalhadores industriais (acima de 18 anos) – Com atuação em indústrias e construção civil, conforme decreto 10.282/2020, 10.292/2020 e 10.342/202, localizadas no município de Aparecida. Locais: os já citados.

Trabalhadores de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos (acima de 18 anos) – Comprovante de atuação na área. Locais: exclusivamente in loco, no local de trabalho, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

Segunda dose – Segue normalmente no drive-thru do Aparecida Shopping, das 8 às 18 horas. E nas cinco UBS´s dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, das 8 às 17 horas.

OBS.: Todos devem morar em Aparecida, apresentar identidade, comprovante de endereço e outros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo