Notícias

Lançada Operação Carnaval 2020 que terá 30% a mais de efetivos das forças da segurança nas ruas

O governador Ronaldo Caiado deu início à ação integrada, que vai até o dia 26, quarta-feira de cinzas e terá foco nas cidades mais visitadas durante o feriado prolongado

Superar os bons índices de 2019, por meio de ações preventivas e integradas dos órgãos de Segurança Pública, garantindo ainda mais avanços na defesa da vida, bem como segurança e tranquilidade a todos os goianos nos dias de folia. Este é o objetivo da Operação Carnaval 2020, lançada nesta sexta-feira, dia 21, pelo governador Ronaldo Caiado e pelo vice-governador Lincoln Tejota. Até o dia 26, quarta-feira de Cinzas, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSPGO), vai reforçar a ação policial principalmente em cidades turísticas, como Alto Paraíso, Caldas Novas, Goianésia, Pirenópolis e cidade de Goiás, tradicionalmente as mais visitadas durante o feriado. A presença visa diminuir o tempo-resposta às ocorrências, garantindo mais eficiência no atendimento.

Em seu discurso, Caiado assegurou que nenhum excesso será tolerado no Estado de Goiás e que exige, de todos, total respeito às normas legais pré-estipuladas e estabelecidas. “Para que todos os goianos possam se divertir com tranquilidade, sem que venham a sofrer sequelas e consequências graves da irresponsabilidade de terceiros”, salientou. “Que esse Carnaval seja o mais alegre, o mais festivo, mas também o mais seguro de todos os tempos. Desejo ao coronel Franco [comandante da operação] que promova cada vez mais a interação de todas as nossas polícias e que consigamos conscientizar todas as pessoas da melhor forma possível”, completou Caiado.

Governador Ronaldo Caiado:“Que esse Carnaval seja o mais alegre, o mais festivo, mas também o mais seguro de todos os tempos”.

Em coletiva à imprensa, o secretário declarou que a Operação Carnaval 2020 contará com um acréscimo de 30% em média no efetivo das forças policiais. Uma das maiores preocupações é o trânsito nas rodovias federais e estaduais. “Temos um plano de fiscalização mais rigoroso, para evitar que as pessoas usem os carros como armas”, afirmou. Seguindo a mesma tônica do governador, Rodney garantiu que não serão medidos esforços para que Goiás seja – como diz a letra de seu próprio hino – um recanto de paz. “A tarefa é árdua, porque muitos ainda insistem naquela mistura explosiva de bebida e volante, mas vamos trabalhar para que essa não seja uma época de arrependimentos. Para que esta não seja a última diversão para muitos”, pontuou.

Participam da Operação Carnaval 2020 as polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros, a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária e a Superintendência de Polícia Técnico-Científica. Integração, inteligência e integridade vão nortear as forças policiais na elaboração de um esquema de atuação. Essa união visa garantir um melhor rendimento das ações, contribuindo com a redução de crimes e de acidentes.

Integração, inteligência e integridade vão nortear as forças policiais no esquema de atuação atuação

 

Na solenidade desta manhã( dia 21, sexta-feira) também foram entregues quatro caminhonetes à Corporação, sendo duas delas adquiridas em parceria com as secretarias estaduais de Saúde (SES) e de Meio Ambiente (Semad), com recursos próprios. Também três micro-ônibus provenientes de emendas de deputados federais – duas de autoria de João Campos e uma de Lucas Vergílio, somando um investimento de mais de R$ 2 milhões – que passam a compor a frota operacional do Corpo de Bombeiros, atuando principalmente nas ocorrências de resgate e salvamento.

Estiveram presentes os secretários de Estado Andréa Vulcanis (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), Ismael Alexandrino (Saúde), Marcos Silva (Comunicação) e tenente-coronel Luiz Carlos de Alencar (Casa Militar); o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Renato Brum dos Santos; o comandante do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás, coronel Esmeraldino Jacinto de Lemos, e o diretor-geral da Administração Penitenciária (DGAP), coronel Wellington Urzêda. Participaram, ainda, os presidentes Marcos Roberto (Detran) e Fabrício Amaral (Goiás Turismo); deputado estadual Coronel Adailton; os comandantes da Operação Carnaval 2020, coronel Franco e Tenente Coronel Monteiro; o superintendente da Polícia Técnico-Científica, Marcos Eguiberto; além de oficiais e praças das Polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros.  Fonte: Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás /  Fotos: Hegon Corrêa e Lucas Diener

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo