Política

Lula tem candidatura oficializada pelo PT

O anúncio foi feito durante convenção em São Paulo. O cabritado não participou do evento.

Membros do PT e de partidos aliados em convenção do partido nessa quinta-feira (21). — Foto: Reprodução/TV Globo

O ex-presidente da República — e agora candidato — teve sua candidatura à eleição presidencial de 2022 oficializada nessa quinta-feira (21) pelo PT (Partido dos Trabalhadores). O anúncio foi feito em um hotel no centro da cidade de São Paulo, juntamente com a federação partidária Brasil da Esperança, formada pelos partidos PT, PC do B e PV. O candidato, que cumpria agenda em Pernambuco, não participou do evento.

O evento teve início às 10h10, porém a oficialização da candidatura foi feita por volta das 11h30, na convenção específica com a participação dos outros partidos que compõem a federação partidária. Lula é o primeiro candidato a ter sua candidatura lançada por uma federação partidária — modelo de aliança que foi criado no ano passado, 2021. Geraldo Alckmin (PSB) irá compor a chapa com Lula, como candidato a vice-presidente.

Lula concorre à presidência do Brasil pela sexta vez, já tendo atuado em dois mandatos como chefe do executivo (de 2003 até 2006, e de 2007 até 2011). Ele seria candidato em 2018, porém acusações criminais o tornaram elegível para a concorrência ao cargo. Na ocasião, o PT lançou como candidato Fernando Haddad, que perdeu para Bolsonaro no segundo turno. Em 22 de abril de 2022, o STF decidiu a favor de Lula, anulando as acusações feitas pela Operação Lava-Jato, o tornando elegível novamente.

A presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, celebrou o evento e afirmou em coletiva de imprensa que as eleições de outubro carregam elementos forte, como ódio e violência.

“Nós temos que combater, as forças democráticas têm que se unir para não deixar isso prosperar. Assim também como as ameaças à democracia, escalada autoritária que nós vimos nessa reunião que o Bolsonaro fez com embaixadores estrangeiros. Além de envergonhar e rebaixar o país, fala contra as nossas instituições”, afirmou Gleisi.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo