Entretenimento

MAG sedia exposição virtual de artes plásticas

O Museu de Arte de Goiânia (MAG) sedia a exposição virtual “A Mulher Forte Arrancou a Dor e a Aprisionou Numa Caixa”, da artista plástica Suyan de Mattos, contemplada pelo último edital da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Com a curadoria de Ralph Gehre, o projeto foi selecionado pelo MAG para exposição digital, por causa da pandemia.

A exposição trata da dor subjetiva, complexa e difícil de definir da artista que, há 10 anos, adoeceu e passou a sentir dor diariamente. De acordo com o diretor do MAG, Antônio Damata, a partir de então, ela mudou a sua linguagem artística, da pintura para o bordado, por não conseguir mais pintar grande. “O bordado passou a ativar e misturar suas experiências de vida para produzir um padrão individual, único e inimitável”, ressalta.
Além da mostra virtual, os visitantes da plataforma terão acesso ao catálogo digital da mostra. “Não apenas uma exposição de pinturas-bordados-desenhados, mas o relato do percurso épico em que o herói de tantos enfrentamentos é na verdade uma heroína. Não Alice acidentada em um lugar descabido, cheio de truques e pequenas ameaças, introjetada em sonho no fundo de um poço. Não uma sereia encantadora, cantante, ameaçando marinheiros, ou uma bruxa como Circe em sua ilha, transformando homens em porcos. Não uma mulher servindo ao heroísmo de um homem. Uma mulher apenas, independente do mundo e submetida ao seu próprio corpo, escrevendo seu relato de superação. É na épica que extrapola a personagem que encontraremos um relato para nossa identidade”, pontua o curador Ralp Gehre.

Serviço

Assunto: MAG sedia exposição virtual

Link de acesso: https://suyandemattos.com/

Mais informações: @museudeartedegoiânia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo