Aparecida
Tendência

Maguito será referência da campanha Caiado-Daniel em Aparecida

Realizações do ex-prefeito serão lembradas para provar que pouco se avançou depois dele

Da Redação

O presidente estadual do MDB Daniel Vilela já iniciou uma movimentação no sentido de reocupar espaços políticos em Aparecida, de olho no pleito do ano que vem, quando formará como candidato a vice na chapa da reeleição do governador Ronaldo Caiado.

Em declarações ao Diário de Aparecida (veja nesta página) e à coluna Giro, em O Popular, Daniel Vilela confirmou que vai liderar a campanha da base governista em Aparecida e prometeu que ninguém vai atuar no município mais do que ele.

“O filho e herdeiro político de Maguito Vilela iniciou uma investida em Aparecida de Goiânia. Na busca por contraponto ao prefeito Gustavo Mendanha, pré-candidato a governador, e pela desidratação de seu ex-aliado, o emedebista começou a agir a partir de reunião com ex-auxiliares de Maguito nesta semana. Ele pretende repetir a dose nos próximos dias e, em seguida, ampliar o leque de ações com foco no legado de seu pai, que foi prefeito da cidade por dois mandatos”, publicou a coluna Giro.

Daniel Vilela se aproveita do vácuo criado na política aparecidense com a viagem de Mendanha à Europa, por um lado, e a constante ausência do prefeito, que gasta muito tempo se deslocando aos municípios para reuniões, na maioria das vezes inexpressivas, com possíveis apoiadores.

Outro veículo de imprensa de Goiânia, o Jornal Opção, apurou que há descontentamento entre auxiliares e aliados próximos de Mendanha, inclusive na Câmara Municipal, o que deve resultar em dissidências contrárias à candidatura do prefeito a governador, caso se concretize.

É forte também o receio de que, caso Mendanha venha a renunciar ao mandato no início de abril do ano que vem, o vice Vilmar Mariano, assumindo, resolva dar uma cara própria à sua gestão, afastando membros da equipe atual com os quais ele não se dá bem.

Daniel Vilela tem escopo para “trabalhar” eleitoralmente em Aparecida: ele foi eleito deputado federal, em 2014, com votação recordista de 54.796 sufrágios aparecidenses – correspondendo a, na época, a 30% dos eleitores do município. Com esse desempenho, sobram credencial e cacife para liderar a campanha da chapa Caiado-Daniel no segundo maior centro urbano do Estado, sem falar no fato de que ele participou e acompanhou de perto a bem-sucedida gestão do seu pai como prefeito por dois mandatos, tornando-se íntimo das lideranças locais.

Caiado, por sua vez, também tem penetração em Aparecida: em 2018, ele recebeu 44% dos votos aparecidenses e ficou em 1º lugar no município, mesmo com o prefeito Gustavo Mendanha fazendo campanha contra.

O mote de campanha será o legado de Maguito para Aparecida. “A ideia é mostrar quem fez as coisas em Aparecida. Todas as obras são das gestões de Maguito. Quem mudou a cara da cidade foi ele e não o Gustavo Mendanha”, dizem emedebistas próximos de Daniel Vilela. A aposta será aprofundar os questionamentos sobre um ponto fraco da gestão do atual prefeito: depois de quase cinco anos de mandato, não há ainda obras ou realizações capazes de deixar uma marca ou criar uma identidade diferenciada para Mendanha como prefeito de Aparecida.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo