Notícias

Mais de 1 milhão de pessoas já tomaram a 1ª dose da vacina contra Covid-19 em Goiânia

Marca foi atingida com a vacinação do último sábado e representa a aplicação de doses na população com idade acima de 12 anos

A vacinação contra Covid-19 em Goiânia avança e atinge marcas significativas para a imunização da população. Após o fechamento dos dados das doses aplicadas no último sábado (2/10), a capital goiana ultrapassou a marca de 1 milhão de pessoas de 12 anos ou mais vacinadas com a primeira dose ou dose única dos imunizantes autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O número é de 1.005.271 pessoas e representa 77,41% da população estimada em 1.298.710 pessoas com mais de 12 anos.

Já em relação a população adulta, 83,52% dos goianienses maiores de 18 anos já tomaram pelo menos uma dose da vacina e 52,13% estão totalmente imunizados. “Esse avanço é possível porque ampliamos a aplicação de 1ª dose em todos os postos de rotina de Goiânia, que são de 50 locais, e hoje, além desses, estamos com 41 pontos de disponíveis para aplicação de 2ª e 3ª doses”, enumera o secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, ao acrescentar que 28.815 adolescentes já foram vacinados e 12.209 pessoas já receberam a 3ª dose.

O processo de imunização da população de Goiânia está avançando conforme o recebimento das vacinas por parte do Ministério da Saúde. “Chegamos a mais de 1 milhão de pessoas vacinadas com a 1ª dose e isso mostra o compromisso da gestão municipal para com o cidadão goianiense”, destaca o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, ao pontuar a importância das pessoas procurarem os pontos de vacinação para receber as doses de reforço contra a Covid-19. “Lembramos que completar o esquema vacinal é muito importante para garantir a imunização”, frisa.

Nesta segunda-feira (4/10), Goiânia está aplicando a terceira dose nos idosos a partir de 65 anos que tomaram a segunda dose há mais de seis meses (até 4/4) e pessoas imunossuprimidas com 40 anos ou mais que receberam a segunda dose há 28 dias, isto é, até o dia 7 de setembro. Para este grupo estarão disponíveis 25 locais, incluindo o drive-thru do shopping Passeio das Águas sem a necessidade de agendamento.

O atendimento para as pessoas acima de 18 anos segue nas 50 salas de vacinação de rotina por demanda espontânea. Já os adolescentes de 12 a 17 anos serão atendidos em 9 pontos de vacinação exclusivamente por agendamento pelo aplicativo Prefeitura 24 Horas ou pelo site da Prefeitura de Goiânia.

A segunda dose para aqueles com data marcada para o dia 4 de outubro e em atraso estará disponível em 16 locais e há é necessário agendamento. Para a consulta de locais de vacinação e mais informações acesse o site da Prefeitura de Goiânia na plataforma ImunizaGyn: https://www.goiania.go.gov.br/imunizagyn/.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo