Política
Tendência

Marconi e Mendanha erram na tentativa de fazer oposição a Caiado

Ex-governador tucano e prefeito de Aparecida levantam teses que não têm correspondência com a realidade da população goiana

Da Redação

O ex-governador Marconi Perillo e o prefeito de Aparecida Gustavo Mendanha são hoje praticamente as únicas vozes que se levantam para criticar o governador Ronaldo Caiado, acrescentando-se a ele dois ou três deputados estaduais – como o delegado Humberto Teófilo e o Major Araújo – que têm pouca ressonância em razão da agressividade com que se manifestam.

Marconi e Mendanha fazem oposição, o que é bom e necessário em qualquer sistema democrático. O problema é o foco que eles colocam sobre as ações de Caiado. Marconi é saudosista e se concentra em comparações entre o que fez nos seus quatro mandatos, enquanto Mendanha inventou um discurso que pode ser até classificado como meio maluco, ao dizer que o seu projeto é a “reconstrução” de Goiás, como se o Estado estivesse hoje destruído.

O erro de Marconi é não entender que o mundo caminha em velocidade cada vez mais rápida e que as coisas envelhecem e se tornam superadas às vezes até na hora seguinte. Não é exagero. Os programas sociais, por exemplo. Marconi, nos seus governos, lançou muitos, que acabaram superados pela mudança da realidade de Goiás, com o passar do tempo. Ele não tinha nas mãos o que Caiado tem: o maior e mais completo cadastro das famílias goianas em situação de vulnerabilidade econômica, o que permite distribuir auxílios com muito mais eficiência e resultados.

Programas antigos como o Renda Cidadã e o Cheque Moradia, dentre outros, acabaram vencidos pela defasagem dos seus parâmetros e objetivos. Da mesma forma, a Bolsa Universitária. Em linguagem objetiva: morreram por falta de atualização e por deixar de atingir seus objetivos, que aos poucos também foram se tornando difusos, até chegar perto da inutilidade.

Marconi se apega à defesa desse legado, que se desmanchou como fumaça no ar. Caiado, enquanto isso, avançou com novas fórmulas de apoio a quem precisa: no lugar do Renda Cidadã, lançou o Mães de Goiás, que coloca dinheiro mensal nas mãos de mulheres chefes de família e chegará neste ano ainda a 100 mil beneficiárias, escolhidas com base no mais completo banco de dados sobre as desigualdades sociais já montado no Estado.

Nesta semana mesmo, Caiado apresentou sua mais recente novidade, ou seja, um auxílio mensal de R$ 100 reais para todos os estudantes do Ensino Médio da rede estadual. Trata-se de uma versão moderna dos antigos auxílios escolares, destinados a reduzir a evasão dos estudantes oriundos das faixas desprivilegiadas da população.

São muitos e variados os programas sociais criados pelo governador, todos, como o Banco de Alimentos, implantado para garantir um nível nutricional mínimo para as famílias vulneráveis, estruturados para chegar com máxima qualidade e proficiência aos seus destinatários. Comparar tudo isso com o que havia 10, 20 anos atrás, é um equívoco sem tamanho, ao qual Marconi está sendo induzido pelo bando de bajuladores que o cerca e do qual ele é dependente, raciocinando até hoje com a cabeça de quem detém o poder e não como uma autêntica liderança de oposição – a quem compete propor alternativas, sendo óbvio que voltar a antigamente não é a melhor delas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo