Aparecida

“Aparecida apresenta em 2023 superávit financeiro de mais de R$ 500 milhões”, aponta o secretário da Fazenda

Em entrevista ao Diário de Aparecida, Einstein Paniago explica que o cenário de desenvolvimento econômico vigente está diretamente conectado à gestão equilibrada do prefeito Vilmar Mariano

Entrevista aconteceu na tarde de ontem (26) no gabinete do chefe da pasta, na Cidade Administrativa Luiz Alberto Maguito Vilela. Foto: Secretaria da Fazenda/Prefeitura de Aparecida de Goiânia.

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia registrou em 2023 superávit financeiro de mais de R$ 500 milhões. É o que aponta o balanço preliminar apresentado pelo secretário municipal da Fazenda, Einstein Paniago, ao Diário de Aparecida. A entrevista aconteceu na tarde de ontem (26/12) no gabinete do chefe da pasta, na Cidade Administrativa Luiz Alberto Maguito Vilela.

Ao apresentar os resultados, o secretário comemorou o aumento em obras e benfeitorias no município, considerado um resultado histórico. Também houve alta nos investimentos em educação, reposição salarial de servidores e estabilidade nos gastos com pessoal. A criação de um ambiente favorável para negócios e para a inovação também foram apresentados pelo secretário como conquistas da gestão do prefeito Vilmar Mariano (MDB).

“O cenário de desenvolvimento econômico que Aparecida de Goiânia vive hoje está diretamente conectado à gestão equilibrada das finanças do prefeito Vilmar Mariano, à política de incentivos fiscais e a relação com a bancada goiana no Congresso Nacional, governos estadual e federal, que atrai investimentos e estimula a geração de emprego e renda. Uma cidade com liberdade econômica e responsabilidade fiscal nos recursos públicos é aquela que vai oportunizar uma vida melhor aos cidadãos”, disse o secretário.

O secretário ressalta o dinamismo do prefeito Vilmar Mariano. “Conseguimos tudo isso graças à articulação de Vilmar Mariano. Ele consegue negociar, tanto com o poder público, quanto com instituições financeiras de crédito”.

Para ele, o prefeito conseguiu manter as contas da prefeitura em dia. “Os desafios de todo gestor público é chegar ao fim do ano com as contas em dia e o prefeito Vilmar Mariano conseguiu. Tudo isso é fruto do equilíbrio fiscal”.

Empreendedorismo

Aparecida de Goiânia é a cidade que possui melhor ambiente para o empreendedorismo no estado de Goiás, segundo o Índice de Concorrência dos Municípios (ICM), em avaliação realizada pelo então Ministério da Economia, agora Ministério da Fazenda. O levantamento tem como objetivo avaliar o ambiente de negócios e concorrencial das cidades, considerando as perspectivas do governo, do setor privado e da sociedade civil.

Aparecida Atingiu 59,80 pontos, liderando o ranking entre as três cidades mais populosas de Goiás, ficando à frente de Goiânia (45,51) e Anápolis (44,04). O município também atingiu média de 532,74 pontos, de 0 a 1000 pontos, sendo a 5ª colocada na região Centro-Oeste, entre as sete cidades avaliadas.

De acordo com o secretário, vários fatores credencia o município como um dos mais atrativos e competitivos no cenário econômico. “A relação do poder público com o setor econômico, que busca atender quem empreende e gera empregos e renda, a política de desburocratização para abertura de novos negócios e ações que fortalecem o empreendedorismo local, são fatores que explicam esse crescimento”, explica o secretário.

Investimentos

Aparecida de Goiânia está recebendo uma frente de obras e investimentos que, segundo a prefeitura, deve impulsionar o desenvolvimento do município para os próximos anos. Os benefícios estão sendo levados para todas as regiões do município.

O objetivo, de acordo com o secretário, é levar benefícios para todas as regiões. Ele afirma que são obras e serviços essenciais que geram resultados para a população. “São novas praças construídas, reformas de todas as escolas da rede municipal, conclusão de asfaltos, construção de bueiros e novos lançamentos de obras. A população é a maior beneficiada. É ela quem ganha”, afirma o secretário.

O secretário destaca que a gestão do prefeito Vilmar já inaugurou 15 novas praças na cidade. “É um projeto da prefeitura de levar praças para todas as regiões de Aparecida. São espaços com opções de lazer e esporte que agradam a população. E o compromisso da gestão é fazer muito mais”, afirma.

O chefe da pasta destaca ainda que obras de infraestrutura estão proporcionando novo salto de qualidade para a mobilidade urbana do município. “A cidade está com grandes vias que propiciam a interligação entre as regiões e facilitando a vida das pessoas com opções de acesso rápido”, pontua.

Os Eixos Estruturantes 01 e 04 já estão prontos e liberados para o tráfego. O primeiro liga a rodovia GO-040 a Avenida Rio Verde no Jardim Helvécia; o Eixo-04 liga a Avenida Santana no Setor Nova Olinda ao prédio da UFG na Zona da Mata.

“A prefeitura já entregou dois eixos estruturantes, mas é importante lembrar que outros estão sendo construídos. Isso tem dado novo salto de desenvolvimento econômico para a cidade”, afirma Paniago. Outros eixos estão sendo construídos, entre eles o Eixo Estruturante que liga o Jardim Tiradentes ao Madre Germana.

Na área de pavimentação asfáltica, as obras no Bairro Independência e Vila Oliveira estão sendo finalizadas. “A gestão do prefeito Vilmar tem o compromisso de levar o asfalto para os bairros não pavimentados e isso estamos fazendo. Praticamente as obras estão na fase final. E não para por aí. Vamos fazer mais”, sublinhou o secretário.

Empréstimo solicitado ao Brics avança no Tesouro Nacional

 

O secretário revelou à reportagem que o empréstimo junto ao Novo Banco do Desenvolvimento (NBD), também conhecido como Brics, avançou na Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Ele explica que com este financiamento os projetos prioritários são os de pavimentação asfáltica de todas as ruas habitadas da cidade, construção de pontes, viadutos, quatro escolas, quatro parques e 13 Centros Municipais de Educação (Cmei’s). “O objetivo é fazer de Aparecida um canteiro de obras”, destaca.

“Aparecida possui indicadores financeiros positivos que permitem a realização de empréstimos. O município atende diversas exigências, tanto do Brics quanto da União, para concretização do financiamento. Outro fator que pesa positivamente é que a administração já celebrou outros contratos vultuosos para investimentos em obras e cumpre rigorosamente o que foi acordado”, aponta.

 

Por Eduardo Marques

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo