Educação

Material escolar carregado nas costas não deve ultrapassar 10% do peso da criança

OMS e ortopedistas alertam para possíveis deformidades ósseas devido ao excesso de carga

Com o retorno presencial das aulas nas redes públicas e privadas, a euforia da maioria das crianças e adolescentes já começa a ser notada na hora de escolher os materiais escolares para o novo ano letivo. Se para elas o momento é de ansiedade e comemoração, para os pais e responsáveis é momento de relembrar alguns detalhes importantes que podem afetar diretamente a saúde dos estudantes. Um deles é o peso da mochila.

Carregar muita carga nas costas pode até parecer inofensivo, mas traz prejuízos a curto e longo prazo. Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) revelam que 85% da população desenvolvem dores nas costas devido a essa prática durante a infância e adolescência. E para além das dores existem também as doenças. Escoliose, hipercifose, hiperlordose, pinçamento de nervo, contraturas, estiramentos da musculatura das costas e má postura estão entre as consequências do excesso de peso.

A OMS recomenda que a carga da mochila não ultrapasse 10% do peso do aluno. “Se a criança pesar 40 kg, o ideal é que o peso carregado seja de até 4 kg”, explica o ortopedista Tiago Antunes. O médico alerta que além das deformidades e dores, o risco de quedas e dificuldade de execuções de atividades simples também podem ser aumentados caso a criança esteja com uma sobrecarga nas costas. “Uma pesquisa norte-americana constatou que alunos que usam mochila muito pesada apresentam problemas de equilíbrio e têm dificuldades na realização de tarefas cotidianas.”

Organizando o material escolar

O ortopedista recomenda que os pais fiquem de olho no que as crianças estão levando para a escola e comprem mochilas mais leves e com menos bolsos externos a fim de evitar que eles sejam preenchidos com itens desnecessários. Veja outras dicas do especialista:

  • Utilizar a mochila sempre nas costas, com uma alça em cada ombro.
  • Não é recomendável carregar na parte dianteira do corpo ou apenas em um dos ombros;
  • A mochila deve ser adequada ao biotipo da criança, cobrindo as costas até a cintura. Modelos que alcançam a altura das nádegas não são recomendados;
  • Deixar na mochila somente o que for usar na aula do dia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo