Notícias

Materno-Infantil instala dispenser de preservativos

Em pontos estratégicos da unidade, os equipamentos garantem acesso fácil a pacientes, acompanhantes e colaboradores

O Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI), em Goiânia, com o apoio da Coordenação Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids), instalou dois dispensadores de preservativos na unidade do Governo de Goiás, para estimular o uso da camisinha e contribuir com a prevenção de infecções  sexualmente transmissíveis.

Por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH), os equipamentos foram colocados em lugares estratégicos na unidade, um recepção e outro no Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). Nesses locais, pacientes, acompanhantes e colaboradores têm livre acesso aos preservativos.

“A utilização do dispensador garante uma forma mais democrática de acesso e sem constrangimentos para as pessoas”, afirma a coordenadora do NVEH, Wanda Lopes. “Considero muito importante essa iniciativa, pois é uma forma de informar e incentivar não somente os colaboradores, como também os usuários do hospital”, pontuou o colaborador Rogério Silva.

A ação será permanente e contará também com orientações da equipe do NVEH aos pacientes e colaboradores sobre a importância do uso de preservativo e como prevenção às ISTs. “Mesmo vivendo em um período de pandemia, não devemos descuidar de várias outras doenças que podem surgir, como as ISTs/aids. Temos sempre que estar em alerta”, reforça Wanda.

“Mesmo que a maioria das pessoas saibam que a camisinha é a melhor forma de se  prevenir contra aids e infecções sexualmente transmissíveis, é importante o esclarecimento para conscientizar. E, com o acesso facilitado do preservativo em nossa unidade, fomentamos a sua utilização, garantindo saúde à população”, avalia a diretora técnica, Sara Barbosa.

Aids e ISTs

A Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Ele ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. A forma mais efetiva de evitar a doença é prevenindo a infecção pelo vírus HIV. Uma das formas é o uso do preservativo.

As ISTs são causadas por mais de 30 vírus e bactérias e são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual sem o uso de camisinha, com uma pessoa que esteja infectada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo