Aparecida

Mayara Mendanha pode ser candidata a deputada estadual

Da Redação

A primeira-dama de Aparecida Mayara Mendanha, que também ocupa a Secretaria municipal de Assistência Social, pode ser lançada em 2022 para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa, provavelmente pelo MDB, partido do seu marido, o prefeito Gustavo Mendanha.

Mayara é a única mulher no secretariado municipal aparecidense, que tem 27 pastas, 26 delas ocupadas por homens. Gustavo Mendanha tem recebido críticas por ter montado, para o seu 2º mandato, uma equipe de auxiliares com peso exagerado para o sexo masculino. Prefeituras como a de Goiânia, Anápolis e Senador Canedo possuem uma forte presença feminina entre os seus secretários.

Segundo avaliação do analista Carlos Gabler, do jornal Hora Extra, Mayara Mendanha “vem se destacando em seu trabalho no comando da Assistência Social, e segundo bastidores da política, já é tida como uma das campeãs de votos no município, já que o apoio do seu esposo Gustavo Mendanha, prefeito da cidade.”

A eleição de representantes de Aparecida de Goiânia para o Legislativo estadual é importante para os partidos porque se trata do segundo maior colégio do Estado, com conta exatos 308 mil 749 eleitores na contagem de hoje da Justiça Eleitoral. E também para a população, já que compete aos parlamentares estaduais defender os interesses dos municípios e especialmente conseguir mais verbas para políticas públicas para a população.

Mesmo assim, no momento, a cidade, embora contando com 2 deputados federais – Prof. Alcides (PP) e Glaustin da Fokus (PSC) –, não tem nenhum deputado estadual. O lançamento de Mayara Mendanha, pelo natural envolvimento pessoal do prefeito Gustavo Mendanha, pode criar condições para a retomada de pelo menos uma cadeira para Aparecida na Assembleia. 

Ao jornal Hora Extra a primeira-dama, em nota, ela não disse que “sim” nem disse que “não”, acrescentando que apenas ficou honrada em ter o seu nome lembrado: “Fico honrada em ver meu nome sendo lembrado para representar Aparecida na Assembleia Legislativa, mas no momento estou focada em ajudar o prefeito Gustavo Mendanha a fazer a melhor gestão que Aparecida já teve”, disse ela.

NOTA DA REDAÇÃO – O Diário de Aparecida procurou Mayara Mendanha para uma manifestação sobre o Dia Internacional da Mulher, nesta segunda, 8, quando também perguntaria sobre a candidatura à deputada estadual. Ela recusou a chamada e não retornou. A Secretaria municipal de Educação também foi acionada, com o encaminhamento das questões sobre a condição atual das mulheres em Aparecida, mas a Secom, igualmente, não deu resposta.

Força eleitoral da primeira-dama vem do marido e derruba Marlúcio e Max

No passado, Aparecida chegou a mostrar força política com três deputados estaduais na mesma Legislatura – Chico Abreu, Ozair José e Marlúcio Pereira. Em outra, contava com dois parlamentares: Ozair José e Ademir Menezes. Em suas 2 gestões, o antecessor de Mendanha, Maguito Vilela, sempre conseguiu eleger deputados estaduais para representar o município na Assembleia. 

Com Gustavo Mendanha na prefeitura, essa tradição foi para o ralo: hoje, Aparecida não tem presença no mais importante palco da política estadual, o Poder Legislativo estadual. O atual prefeito não conseguiu organizar os partidos que o apoiam, praticamente todos, e acabou ficando sem nenhum dos 41 deputados estaduais. Max Menezes, filho do ex-prefeito Ademir Menezes, chegou a superar a marca dos 30 mil votos para a Assembleia em 2018, mas teve que se contentar com uma suplência.

A pergunta que não quer calar: Gustavo conseguirá fazer um bom trabalho em 2022 e dar para o município pelo menos uma cadeira no Poder Legislativo estadual? Desde agora, dois secretários municipais estão na raia para disputar uma vaga na Assembleia: Marlúcio Pereira, do Republicanos, que já foi deputado estadual e hoje ocupa a Secretaria municipal de Desenvolvimento, e Max Menezes, do MDB, atual secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, aquele que foi muito bem votado no pleito passado, mas não conseguiu se eleger. 

A esses dois, se junta agora a cogitação sobre a candidatura de Mayara Mendanha, que teria como consequência para ambos a perda do apoio do prefeito Gustavo Mendanha e da máquina administrativa aparecidense. 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo