Política
Tendência

TRE mantém condenação criminal de suplente de vereador em Firminópolis (GO)

Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) acolhe parecer do MP Eleitoral e mantém condenação de suplente de vereador e outro réu por corrupção eleitoral em caso de compra de votos nas eleições de 2020 em Firminópolis (GO).

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) decidiu, por unanimidade, acolher o parecer do Ministério Público Eleitoral e negar provimento aos recursos eleitorais apresentados pelos réus, mantendo a condenação criminal do suplente de vereador Edinilso José de Maciel e Williasmar Alves Santos, conhecido como Maranhão. A condenação se refere à prática do crime de corrupção eleitoral, especificamente a compra de votos, ocorrida durante as eleições municipais de 2020, em Firminópolis (GO).

A decisão do juiz eleitoral da 63ª Zona Eleitoral de Goiás foi mantida, impondo aos réus uma pena privativa de liberdade de um ano e quatro meses, em regime inicialmente aberto, além de multa correspondente a sete dias-multa. A pena privativa de liberdade foi substituída por duas penas restritivas de direito, que serão determinadas pelo Juízo da Execução Penal.

De acordo com o parecer do procurador regional eleitoral de Goiás, Célio Vieira da Silva, foram oferecidos e entregues valores em dinheiro a diversos eleitores em troca de votos para o candidato Edinilso José de Maciel, que acabou sendo eleito suplente de vereador em Firminópolis (GO). As provas apresentadas pelo MP Eleitoral foram consideradas coesas e robustas, comprovando as ações criminosas em busca de vantagem eleitoral.

O voto condutor do Juiz Membro Laudo Natel Mateus acompanhou o parecer do Ministério Público Eleitoral, destacando que as evidências coletadas demonstraram de forma clara a participação dos réus na empreitada criminosa. Através de anotações detalhadas, como números de telefone, nomes e endereços dos eleitores, os réus organizaram a compra de votos de forma planejada, evidenciando o dolo específico dessa prática ilegal.

Com a decisão do TRE-GO, fica mantida a condenação dos réus pelo crime de corrupção eleitoral, reafirmando o compromisso do sistema judicial em combater irregularidades e garantir a lisura dos processos eleitorais. A Ação Penal nº 0600083-79.2021.6.09.0063 segue seu trâmite conforme o determinado pela Justiça Eleitoral.

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp.

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo