AparecidaEducação

Medicina da Unifan realiza Curso de Atualização do Internato

Ação surgiu da necessidade de reforçO curso surgiu da necessidade de reforçar conceitos teóricos das práticas clínicas já vivenciadas pelos acadêmicos de Medicina do Centro Universitário Alfredo Nasser em cenários do internato médico e correlacioná-los com as experiências vividas, consolidando o conhecimento adquirido nos campos de prática.
A professora Raquel Oliveira é a idealizadora do curso, além de lecionar nas disciplinas de Habilidades Médicas e Tutoria da instituição. Segundo a docente, a ideia nasceu no ano de 2020 com o objetivo de sanar as principais dúvidas apresentadas pelos internos de Medicina enquanto estavam no rodízio que abordava Saúde do Adulto (Clínica Médica). Nesse momento, foi integralmente apoiada pelo professor Durval Pedroso, na época supervisor geral do Internato Médico Unifan e atualmente professor do Internato Médico do Centro Universitário Alfredo Nasser.
O curso de 2020, nomeado Curso de Atualização em Clínica Médica do Internato Unifan, aconteceu durante o último semestre desse período, com aulas semanais, com temas diversos da Clínica Médica. As aulas foram integralmente remotas pelo contexto da pandemia da Covid-19, e contaram com vários docentes da instituição e professores externos renomados.
Em 2021, o curso terá aulas semanais, duas vezes por semana, no período noturno, e abrangerá as grandes áreas do conhecimento médico: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Saúde da Mulher, Saúde da Criança e Saúde da Comunidade.
As aulas fazem parte da carga horária teórica do internato médico Unifan, já prevista em regulamento próprio e acontecerão mais uma vez de maneira remota, devido à pandemia da Covid-19, e a presença dos internos é obrigatória.
A programação, abrangendo todas as grandes áreas do conhecimento médico, está em fase de atualização e será enviada semanalmente aos acadêmicos do nono ao décimo segundo períodos do curso, via plataforma Zoom.
“Acreditamos que a iniciativa irá gerar bons frutos, incrementando a formação médica de nossos acadêmicos. Esperamos que o curso possa ocorrer anualmente, cada vez mais robusto e com mais conhecimento sendo difundido, visto que ele tem grande importância para a instituição, já que mostra um inquestionável amadurecimento e crescimento do internato médico do curso de Medicina, que é um curso ainda novo, mas com grande potencial e que já mostra excelentes médicos formados”, explica a professora e médica pediatra Stephânia Laudares, supervisora do Internato Médico da Unifan.ar conceitos teóricos das práticas clínicas já vivenciadas pelos acadêmicos

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo