Notícias

Dormir pouco pode levar a obesidade

Dormir bem é fundamental para vários processos do organismo e isso contribui com o sistema imunológico, o raciocínio e o humor, por exemplo. Já um sono alterado afeta o desempenho dos indivíduos durante suas atividades rotineiras. Lorena Antunes, médica especialista em sono, detalha que quando se dorme mal há dificuldade em perder peso.

Uma pessoa que é hipertensa pode ter piora desse quadro. Se a privação de sono e o sono de qualidade ruim vêm acompanhados de queda de saturação podem haver outras consequências para a saúde. Os problemas para dormir podem alterar a memória e a concentração, aumentar o estresse e afetar até mesmo a libido das pessoas

O sono deve ter uma quantidade mínima de horas para que o organismo possa recuperar energias e promover funções restauradoras do corpo e da mente. Um adulto deve dormir entre sete e nove horas por noite. Antunes ressalta que uma rotina saudável de sono deveria estar associada aos horários do amanhecer e do anoitecer, relacionados à luz do sol.

Alguns hábitos podem interferir negativamente na hora de pegar no sono, como ingerir bebidas com cafeína – substância estimulante – ou assistir TV pouco antes de dormir. E o uso do celular por muitas horas ao longo do dia, inclusive à noite, também impacta no ciclo do sono, pois a luminosidade do aparelho mantém a pessoa desperta.

A especialista recomenda que sejam adotados alguns hábitos na higiene do sono, como por exemplo, evitar fazer exercícios físicos perto da hora de dormir, reduzir as luzes do quarto, não usar eletrônicos algumas horas antes de deitar e dormir e acordar nos mesmos horários.

Aumento de distúrbios mentais no mundo impacta o sono 

Após a pandemia de Covid-19 houve aumento de 25% no número de casos de depressão e ansiedade no mundo, de acordo com dados divulgados em 2022, pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O isolamento social, o medo de adoecer e morrer, a perda de familiares e amigos, a sobrecarga de trabalho e as preocupações financeiras são fatores que explicam, em parte, os resultados obtidos pela OMS. Os distúrbios mentais interferem na hora de dormir. “É um círculo vicioso. A privação do sono piora o emocional e qualquer distúrbio emocional impacta a qualidade de sono. Em qualquer ansiedade a gente dorme pior, deixa de dormir ou tem insônia”, comenta Antunes.

Em 2021, a Associação Brasileira do Sono (ABS) divulgou estudo relatando que aproximadamente 73 milhões de pessoas sofrem de insônia no Brasil. Um sono de má qualidade, que se prolongue por muito tempo e sem ajuda médica, pode levar a questões de saúde mais sérias, como doenças cardíacas, diabetes, obesidade e depressão, por exemplo.

A Diretora Médica da P&G reforça que, se os problemas de insônia ou outros distúrbios ligados ao sono persistirem, é necessário buscar ajuda médica para uma avaliação mais completa e individualizada.

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo