Política
Tendência

Megapartido, União Brasil desponta com Caiado líder estadual e nacional

Governador foi aplaudido de pé quando discursou nas convenções que aprovaram a fusão do DEM e do PSL e mais reconhecido como liderança nacional

Helton Lenine do Impresso

Desde que conciliou as suas atividades de médico e líder ruralista, ao participar da fundação e comandar a União Democrática Ruralista (UDR) em 1987, durante o debate da Assembleia Nacional Constituinte que se instalaria no ano seguinte, Ronaldo Caiado, hoje governador de Goiás, teve uma ascendência crescente em sua carreira política.

Logo depois das atividades como presidente da UDR, Caiado aceitou o desafio de disputar a presidência da República em 1986, quando participou de debates organizados pelas emissoras de televisão, ao lado de Fernando Collor, Lula, Mário Covas e Leonel Brizola.

A partir daí, foram cinco mandatos consecutivos à Câmara Federal, um de senador da República e, agora, de governador de Goiás. Caiado participou, nas últimas décadas, dos principais acontecimentos políticos do País, sempre em defesa da iniciativa privada, do agronegócio e da diminuição do tamanho do Estado.

Nas convenções do DEM e do PSL, nesta quarta, 6, ele foi aplaudido de pé pelos presentes no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. E mais uma vez seu nome foi lembrado para concorrer à presidência da República. O presidente nacional do Democratas, ACM Neto, foi taxativo: Caiado é uma das principais lideranças do partido e, agora no União Brasil, estará à frente das ações que marcarão um novo “passo da história política” do país.

O presidente nacional do PSL, Luciano Bivar, também ressaltou as qualidades políticas de Caiado: “O governador de Goiás tem uma trajetória invejável, extraordinária e exemplo para o país. Caiado é um democrata, um gestor público de visão, um político idealista.”

O senador Rodrigo Pacheco (MG), presidente do Senado Federal, também destacou a importância de Caiado no cenário político brasileiro desde o surgimento da UDR em 1987. “Caiado teve presença brilhante na Câmara Federal e no Senado. Bom orador, com ideias modernas, fez história no Parlamento brasileiro.”

O deputado federal Onyx Lorenzoni, secretário-geral da Presidência da República, disse que Ronaldo Caiado é um “nome expressivo” da política brasileira. “Quem acompanha a carreira política de Ronaldo Caiado o admira cada vez mais, pelas suas firmes posições em defesa da democracia, da liberdade e da justiça social.”

A ministra Tereza Cristina, da Agricultura, também se identifica com os “ideais de Ronaldo Caiado”, na defesa da democracia, do agronegócio e de um estado desestatizado. “Caiado tem ideias e projetos para um Brasil avançado, moderno, com menor desigualdade social. Esse é o nosso desejo e por isso nos identificamos com ele.”

O ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, também reconheceu a liderança nacional de Ronaldo Caiado: “O governador Caiado é um nome que orgulha a todos nós brasileiros. Um político idealista, um parlamentar aguerrido, um gestor zeloso com o dinheiro público. Nós do Democratas, agora do União Brasil, convivemos com um dos homens públicos mais sérios, éticos e responsáveis, que é Ronaldo Caiado.”

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo