Política
Tendência

Mendanha quer repetir projeto vitorioso Marconi em 1998

Cenário totalmente diferente deve impedir realização do prefeito de Aparecida

Divino Olávio

Percebe-se certo frenesi entre algumas vozes no grupo de adversários do governador Ronaldo Caiado que vem ensaiando a indicação do prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, como candidato ao governado nas eleições de 2022. Aliados de Mendanha tecem comparações entre a possível candidatura do ex-“irmão” de Daniel Vilela com a de Marconi Perillo (PSDB), em 1998. Na ocasião, Marconi, que eram um jovem político, de 35 anos, que derrotou o então todo-poderoso candidato do MDB, Iris Rezende.

A não ser na juventude de Marconi, há 23 anos e de Mendanha, o cenário político é totalmente diferente.  A principais diferença é   a ausência de desgaste na imagem de Caiado que ainda não tem três anos do primeiro mandato. Em 1998,  Íris representava o PMDB, partido que já acumulava desgastes de 16 anos de poder.  As pesquisas de avaliação apontavam um grande desejo de mudança, que não ocorre na gestão Caiado.

Em 1998, os nomes em melhores condições políticas para se elege  governador pela oposição, que eram  Ronaldo Caiado e Lúcia Vânia,  recusaram a oportunidade. Os dois ainda resolviam pendências da  campanha de 1994, quando foram  derrotados pelo então candidato do PMDB, Maguito Vilela.

Hoje o governador Ronaldo Caiado cumpre o seu primeiro mandato,  não há acúmulo de desgastes como ocorreu em relação ao PMDB, depois de 16 anos no poder. As notícias que circulam entre os líderes partidários são a boa avaliação da gestão e da imagem de Caiado. As pesquisas não apontam nenhuma tendência para um novo rumo ou para projeto alternativo.

A 11 meses da eleição, o governador Ronaldo Caiado tem bons motivos para comemorar. Conseguiu reorganizar as finanças do Estado que encontrou em situação difícil, ao assumir em janeiro de 2019; paga rigorosamente em dia a folha dos servidores públicos, dentro do mês trabalhado; recuperou as rodovias; está concedendo reajustes salariais na Educação e na Segurança Pública; tem R$ 2 bi no orçamento de 2022 para investir no ano da eleição, sendo R$ 1 bi só para a Goinfra levar obras a todas as regiões do Estado.

Não basta vestir uma “camisa azul”, que simbolizou a campanha de Marconi em 1998, no jovem aparecidense, para que ele se torne governador. É preciso coragem para renunciar a prefeitura de Aparecida, ainda com 2 anos e 9 meses de mandato para ser cumprido, e pra enfrentar Caiado nas urnas. O governador é candidato à reeleição e não será um  adversário fácil de ser enfrentado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo