Política

Mendanha usa ex-governador para visitar o TJ e mostrar proximidade com a Justiça

Alcides Rodrigues, que também é deputado federal, marcou audiência com desembargadores e levou ex-prefeito, envolvido em denúncias de campanha ilegal, como acompanhante

Foto: Reprodução Instagram

Da Redação
O ex-prefeito de Aparecida Gustavo Mendanha (Patriota) usou o deputado federal Alcides Rodrigues (Patriota) para conseguir uma foto com a cúpula do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás e vender a imagem de que tem o apoio ou pelo menos uma boa relação com o Poder Judiciário diante da sua candidatura a governador.

Desembargadores não recebem candidatos, mas foram induzidos a erro ao atender a um pedido de audiência de Alcides Rodrigues, que é ex-governador do Estado e, é óbvio, tem o respeito do TJ. Sem aviso prévio, Cidinho levou Mendanha junto, além do seu filho João Alberto Rodrigues, atual prefeito de Santa Helena (também do Patriota).

Mendanha passa um por um momento em que está envolvido em práticas ostensivas de campanha extemporânea, em Aparecida, com a utilização de recursos da prefeitura.

Além de continuar despachando no gabinete que ocupava quando foi prefeito, ele participou de um showmício pago pelos cofres municipais para supostamente comemorar o aniversário de 32 anos do bairro Jardim Tiradentes, com direito a palanque e discurso.

Nas comemorações do centenário de Aparecida, em eventos com artistas pagos pela prefeitura, Mendanha tem sido a principal atração. Cantores contratados, que não são sequer eleitores em Goiás, chegaram a declarar que vão votar nele para governador.

Nas redes sociais, há abundância de imagens mostrando o ex-prefeito no centro da arena de um rodeio, acenando para a multidão, enquanto um locutor grita o seu nome e o apresenta como “a esperança de Goiás”.

São casos de flagrante ilegalidade eleitoral, agravados pelo uso da estrutura e de recursos da prefeitura de Aparecida – que paga a conta dos verdadeiros showmícios que estão sendo promovidos para beneficiar Mendanha – com fartura de provas fotográficas e áudios postados na internet.

O objetivo da visita ao Tribunal de Justiça, assim, foi criar uma impressão de que o ex-prefeito tem o apoio da Justiça e que, de alguma forma, seria intocável. Isso, na sua cabeça provinciana.

Na prática, é uma “proteção” que não existe e com a qual o Poder Judiciário jamais se comprometeria. Mas não é só a questão da campanha extemporânea que preocupa Mendanha.

Ele também já disse publicamente que tem receio de ser preso, no curso de investigações sobre corrupção na prefeitura de Aparecida, em especial na esfera do Hospital Municipal – alvo de uma operação da Polícia Federal e de duas da Polícia Civil, todas as três para investigar desvio de recursos da Saúde aparecidense para engordar o bolso de auxiliares da prefeitura e familiares.

Em um dos inquéritos, o irmão de Mendanha, Danilo, chegou a ser citado e teve uma busca e apreensão na sua casa solicitada pela Polícia Civil, porém não concedida pela Justiça.

Mendanha acusou o governador Ronaldo Caiado de tramar a sua prisão. Caiado riu, lembrando que nunca teve medo de ser preso. E mais: lembrou que quem prende, no Brasil, é a Justiça, não o governador e sequer Ministério Público.

A visita ao Tribunal de Justiça, através do subterfúgio da audiência solicitada pelo deputado federal Alcides Rodrigues, forçando os desembargadores a receber um candidato a governador e ainda por cima representante de partido nanico, teve a finalidade de criar uma válvula de escapa para Mendanha. Não é algo comum.

Mas, no texto que pendurou junto com as fotos ao lado do presidente do TJ Carlos Alberto França, o ex- prefeito tentou fazer uma intriga, sugerindo que existiriam desarranjos entre o Tribunal e o governo do Estado, o que não é verdade, e que, com ele no Palácio das Esmeraldas, isso não aconteceria.

Farsa pura. É um farsante por trás de tudo que não tem senso de medida e acha que pode manipular o que quiser com marketing de terceira categoria.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo