Aparecida
Tendência

Moradores de Aparecida reclamam de buracos e de lixo nas ruas da cidade

População diz que bairros não condizem com cidade mostrada nas propagandas que as gestão coloca na TV

Lixo e entulho nas ruas e muitos buracos. Essa é a realidade dos bairros de Aparecida de Goiânia. Moradores de diferentes regiões da cidade procuraram o Diário de Aparecida para denunciar que a cidade está suja e que os buracos tomam conta das ruas, gerando prejuízos aos donos de motos e carros e ocasionando acidentes de trânsito. Segundo o vendedor pracista, A.D. F, 38 anos, morador da cidade que que preferiu não se identificar com medo de represálias da gestão municipal, a cidade toda está  esburacada e suja.

“São muitos buracos. Todo mundo sabe de acidentes em que motos desviam de buracos e acabam colidindo com carros ou que carros caem nos buracos e acabam com rodas empenadas e quebradas. Só quem ganha com isso são as oficinas”, disse.

Ainda com ele as ruas estão com muito lixo tanto amontoados nas portas das casas quanto nos terrenos baldios. Os terrenos estão com o mato alto e deixam a população preocupada com a possibilidade de aumento da criminalidade.  “Eu ando em toda a cidade. A única região que está bonitinha é a região central de Aparecida. Tirando ela, o restante está super abandonado”, finalizou.

A dona de casa Maria do Carmo Costa, 65 anos, também reclamou da sujeira. “Tá cheio de entulho. A rua parece um lixão. Nem dá vontade de sair na porta da casa. Dá um desgosto olhar essa sujeira”, disse, recordando que o lixo acumulado traz insetos e animais indesejados que podem causar doenças.

“É tanta propaganda na televisão pedindo que a gente deixe as ruas limpas para evitar de entupir bueiros e de propagar doenças trazidas por animais como ratos e baratas e aqui a gente vê essa sujeira desmedida. A gente fica preocupado com nossa saúde e com a saúde de nossos filhos e netos”, falou enfatizando que doenças como calazar, leishmaniose, cólera e a dengue são causadas inicialmente pela sujeira.

O ex-vereador de Aparecida de Goiânia, José Aurélio, procurou o DA para falar que o mais revoltante é que, na televisão, a gestão municipal fala em ‘cidade inteligente‘ e mostra apenas a região central que é bem cuidada.

“Como que a cidade pode ser inteligente com as pessoas que moram nos bairros mais afastadas estando abandonadas na sujeira e nos buracos? Na propaganda que eles fazem pro estado todo com fins eleitoreiros a cidade é um sonho. Mas não é isso que a gente vê. A cidade está suja, tá largada, tá abandonada. O povo tá praticamente vivendo dentro de um lixão. Procurei o Diário de Aparecida e pedi para falar disso porque é uma grande vergonha isso. O povo precisa ser cuidado”, finalizou.

 O Código de Postura estabelece como obrigação prefeitura zelar pelas áreas e vias públicas

O Código de Postura do município estabelece como obrigação da Prefeitura Municipal de Aparecida solucionar esses problemas, já que cabe a ela zelar pelas áreas e vias públicas. O DA procurou a gestão municipal que, por meio de nota, respondeu que a responsabilidade de descarte de lixos e resíduos é do morador, mas que realiza, semanalmente, ações de limpeza em cada região ou bairro da cidade para minimizar os problemas gerados pelo descarte irregular.

Sobre os buracos, a nota diz que no período chuvoso é comum o surgimento de buracos nas pistas, mas que há equipes percorrendo as ruas da cidade para realizar a manutenção das vias e que tem realizado o recapeamento de ruas de diversas regiões de Aparecida, incluindo região Central e do Cruzeiro do Sul.

Nota na integra

A secretaria de Desenvolvimento Urbano de Aparecida informa que a responsabilidade de descarte de lixos e resíduos é do gerador, mas que realiza, semanalmente ações de limpeza em cada região ou bairro da cidade para minimizar os problemas que ocasionados pelo descarte

irregular a população vizinha. Informa que a população pode solicitar limpeza pelo telefone: 3545-5930 Sobre os buracos, a Secretaria de Infraestrutura informa que no período chuvoso é comum o surgimento de buracos nas pistas, mas que há equipes percorrendo as ruas da cidade para realizar a manutenção das vias. Informa ainda que tem realizado o recapeamento de ruas de

diversas regiões de Aparecida, incluindo região Central e do Cruzeiro do Sul. De acordo com a Seinfra, a população pode solicitar o serviço pelo telefone: 3545-6057

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo