Aparecida
Tendência

Moradores do Jardim Maria Inês reclamam de escuridão na praça do bairro

Associação de bairro diz que o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano mandou comunidade procurar televisão para solucionar o problema

Há praticamente uma semana que os moradores do Jardim Maria Inês, em Aparecida de Goiânia, convivem com a escuridão da praça Elísio Guimarães, que foi inaugurada em setembro de 2019. O espaço é o único lugar de lazer para os moradores do bairro e foi construído pela prefeitura municipal com emenda parlamentar destinada pelo governador Ronaldo Caiado, quando ele ainda era senador da República.

Cerca de 5 mil moradores do bairro usufruem do espaço de lazer que tem 2.144,27 m² e conta com playground infantil, pergolados de maneira, 11 bancos de concreto, lixeiras, área permeável, paisagismo, pista de caminhada, e academia da Terceira Idade (ATI).

Grande parte das atividades não estão sendo realizadas devido a escuridão à noite ou no início da manhã. A comunidade reclama da escuridão por dois motivos: perda do espaço de convivência, que também é noturno e muito utilizado para prática esportiva e atividades físicas; e medo de que a escuridão amplie a marginalidade na região.

Marco Antônio Amaral, membro da associação do bairro conhecido na comunidade como Marquinhos da Van, disse que a fiação de luz da praça foi roubada na madrugada da última segunda-feira, 18, no início da semana.

Segundo ele, os moradores estão chateados com o apagão não apenas pelo fato do centro de convivência estar completamente escuro, mas por atividades que eram desenvolvidas na praça estarem paradas.

“Por exemplo, há um projeto de aulas de zumba na praça. Cerca de 30 mulheres utilizam esta aula de dança como atividade física. Isso está paralizado até que a iluminação volte”, revelou.

Ele contou ainda à equipe de reportagem do Diário de Aparecida que no dia seguinte foi até a prefeitura e protocolou um ofício informando o roubo e a necessidade de solucionar o problema, mas que não tem posição sobre quando a questão será resolvida.

“A informação que eu tive do secretário é que esse reparo vai demorar, que não tem previsão. Falei pra ele que a comunidade quer acionar a televisão e ele me disse para acionar mesmo’, disse o morador ao informar que entrou em contato com o secretário de Desenvolvimento Urbano de Aparecida de Goiânia, Max Menezes.

 Ruas sujas e lâmpadas queimadas 

O representante dos moradores disse que esse não é o único problema do bairro. Marquinhos da Van ressaltou que também tem buscado junto a prefeitura a troca de algumas lâmpadas queimadas e a limpeza das ruas que não vem sendo feita de maneira satisfatória.

Resposta da prefeitura

Por meio de uma nota, a Prefeitura Municipal de Aparecida de Goiânia confirmou que tem conhecimento do roubo de toda a fiação da Praça do Jardim Maria Inês, e que é por isso que há a falta da iluminação. Na nota, a gestão disse que “está sendo providenciada a reposição da fiação para retomar a iluminação noturna do espaço de lazer”. Porém não previu quando o benefício chegará ao setor..

Nota na íntegra:

A secretaria de Desenvolvimento Urbano de Aparecida informa que a fiação da praça do Jardim Maria Inês foi toda roubada, por isso a falta de iluminação. Informa ainda que está sendo providenciada a reposição da fiação para retomar a iluminação noturna do espaço de lazer.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo