Aparecida

Matagal no Jardim Tiradentes traz medo, insegurança e invasão de bichos na vizinhança

Da Redação 

Todos os anos, principalmente nos períodos chuvosos, os moradores do Jardim Tiradentes convivem com as mazelas que os matagais provocam na região. A invasão de bichos peçonhentos e falta de visibilidade em terreno baldio durante a noite, medo e insegurança na vizinhança, e criadouros do mosquito Aedes Aegypti que transmite, febre amarela, dengue, chikungunya e zika vírus; estes são alguns dos problemas relatados por moradores da Rua 40  no Jardim Tiradentes, que pediu para ter o nome preservado, que inclusive já teve bens roubados. 

“Não é só o matagal está cobrindo tudo, os bichos estão crescendo, as cobras, aranhas, lacraias são expulsas de nossas casas quase todo dia. Eu não pago imposto pra viver isso. O que estamos pedindo não é difícil para o poder público. Já pensou se um de nós somos picados por um dos bichos que capturamos com frequência no meu quintal?”, indagou.  

É a segunda vez que o Diário de Aparecida registra a queixa da moradora neste ano. A promessa de resolução do problema ainda está em andamento segundo um dos vereadores representantes da região. Enquanto isso, além do mato invadir o lote da moradora que procurou nossa redação, o matagal triplicou de tamanho no lote baldio localizado na Rua 40, quadra 120, lote 18 do Jardim Tiradentes.

Ela pontuou que fez reclamações aos vereadores conhecidos na região, a saber, dois deles foram reeleitos para um mandato. De acordo com a moradora, os vereadores são Leandro da Pamonharia, Erivelton Contador, Domingos Rodrigues e o Amendoim. Para sanar dúvidas de alguns moradores, questionamos Erivelton se ele é o proprietário do lote, o que nos afirmou não ser o dono. 

Leandro da Pamonharia (PTC), falou ao DA na manhã de quarta-feira, 17, que esteve no endereço com uma equipe da prefeitura de Aparecida. “O que acontece é que a prefeitura não pode entrar, o lote está cercado. Conversei com alguns vizinhos para saber se conheciam o dono ou sabiam seu paradeiro, o telefone divulgado para venda na placa do lote não atende. Reuni os vizinhos para darmos entrada no Ministério Público, que se autorizado, a prefeitura vai derrubar o muro e realizar a limpeza. Também fiz pedido para a Regulação Urbana de Aparecida para fazer o levantamento e localizar o proprietário”, detalhou. 

Secom

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Aparecida informou ao DA que a responsabilidade de limpeza e roçagem dos lotes privados não edificados é do proprietário, mas que realiza o serviço para minimizar os problemas para a população. Informou ainda que as equipes responsáveis pela roçagem, realizaram os serviços no Jardim Tiradentes e reiterou que as equipes de limpeza estão trabalhando em toda a cidade seguindo o cronograma de roçagem. 

Aparecida tem cerca de 75 mil lotes privados espalhados nos 249 bairros da cidade. De acordo com a Secom, os donos de lotes que não limparem seus lotes podem pagar multa a partir de R$ 606,16 que serão cobrados no ITU (Imposto Territorial Urbano) anual. A secretaria informou ainda que em breve as equipes retornarão ao bairro para fazer a roçagem.

Foto: Divulgação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo