Goiás Online

Nelto: “Gustavo erra ao atrelar-se a Martoni”

Helton Lenine 

O deputado federal José Nelto, presidente do Podemos de Goiás (foto) afirma que o prefeito Gustavo Mendanha começa mal a sua pré-campanha a governador, ao aliar-se ao ex-governador Marconi Perillo. “O PSDB é o símbolo da corrupção em Goiás. Mendanha vai pagar caro se concorrer em 2022 tendo os tucanos como companheiros”.

Perdas
O PSL, PSDB e MDB foram os partidos que mais perderam filiados em Goiás entre 14 abril de 2020 e 1º julho de 2021, segundo levantamento feito pelo jornal O Popular.

Perdas II
Os dados apontam que o PSL do deputado federal Delegado Waldir Soares saiu de 12,6 mil membros para 3,4, perdendo 9,1 mil filiados.

Perdas III
No caso do PSDB de José Eliton, a sigla perdeu 3,1 mil membros. Mesmo com a redução, a legenda ainda é a segunda com maior quantidade de filiados no Estado, 71,4 mil.

Perdas IV
O MDB de Daniel Vilela foi o terceiro em perdas, com 2,2 mil membros a menos. Ainda assim, é a sigla com a maior quantidade de filiados no Estado, 120 mil.

Perdas V
O DEM de Ronaldo Caiado é o terceiro partido em número de filiados em Goiás: 49.825. De 2019 para cá perdeu 7.082 filiados.

Segurança
Os indicadores de criminalidade, referentes ao primeiro semestre de 2021, em Goiás, mostram que, em 118 dos 246 municípios, não foi registrado nenhum caso de homicídio ao longo dos seis primeiros meses do ano. Os dados foram comemorados pelo governador Ronaldo Caiado (DEM).

Relâmpago
Governador de São Paulo João Doria permaneceu poucas horas em Goiânia, no último sábado, quando veio buscar votos dos tucanos à sua candidatura a presidente da República nas prévias de novembro do PSDB.

Resistência
Secretário Tatá Teixeira está sendo incentivado por lideranças do MDB a disputar mandato de deputado estadual em 2022, mas o secretário de Articulação Política tem dito que não será candidato.

Ampla consulta
Resultado da conversa entre Gustavo Mendanha e Daniel Vilela, na última sexta-feira: o presidente estadual do MDB garantiu que a decisão sobre as eleições de 2022 será tomada após ampla consulta entre os quadros da legenda.

Sem data
Daniel Vilela adiantou que a consulta será concluída em dezembro deste ano ou janeiro do ano que vem.

Proselitismo
Mendanha disse a Vilela que vai prosseguir com o seu proselitismo junto às lideranças municipais em defesa da proposta de candidatura própria do MDB ao governo de Goiás.

Outra direção
Já Daniel Vilela e Iris Rezende, as duas principais lideranças do MDB de Goiás, pensam diferente de Mendanha: querem aliança do partido com o DEM, em apoio à reeleição do governador Ronaldo Caiado.

Bruno Peixoto: “80% do MDB querem apoio a Caiado”
O deputado estadual Bruno Peixoto (MDB) diz que a maioria esmagadora dos quadros de seu partido defende aliança com o DEM e apoio à reeleição do governador Ronaldo Caiado às eleições de 2022. “Ando pelo interior e constato a vontade dos companheiros de caminharem com Caiado”.

RESUMO

A possibilidade de filiação do presidente Jair Bolsonaro ao Patriota para disputar as eleições de 2022 está mais remota. A sigla está agora sob o comando de Ovasco Resende, antes vice-presidente da sigla.

Ovasco Resende assumiu a presidência depois de o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) validar, na quarta-feira (7), a convenção nacional do Patriota que decidiu pelo afastamento de Adilson Barroso.

Pela decisão da Justiça, Ovasco Resende presidirá o partido por 90 dias, de forma interina e contada a partir de 7 de julho.

O presidente da Assembleia Legislativa Lissauer Vieira (PSB-foto) recebeu convites para se filiar ao PSD e Republicanos. O parlamentar é cotado para vice-governador na chapa de Ronaldo Caiado às eleições de 2022. Decisão só ocorrerá em abril próximo, com a “janela partidária”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo