Notícias

No combate ao coronavírus, Prefeitura de Aparecida suspende eventos até junho

Medida visa a proteger a população da cidade, que costuma comparecer em grande número às atividades da gestão municipal

A Prefeitura de Aparecida se antecipou a situações que poderiam expor a população ao risco do contágio do novo coronavírus e adiou ou cancelou ao menos 14 grandes eventos públicos, para evitar a aglomeração de pessoas. As programações estavam na agenda da administração e ocorreriam de março a junho deste ano.

No dia 16 de março, um decreto da Prefeitura de Aparecida proibiu a realização de qualquer evento, público ou particular, que provoque aglomerações. Neste mesmo decreto (nº 115/2020), o município criou o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao novo Coronavírus.

Com o efeito imediato do decreto, foram suspensas duas edições do programa Assistência Social Itinerante que ocorreriam em março. A 25ª edição do Prefeitura em Ação, que seria realizada no Garavelo, na última semana do mês passado, também foi suspensa.

Agora em abril, o 4º encontro do Fórum Agenda Aparecida 2050, então marcado para o início do mês, na região do Santa Luzia, precisou ser adiado. O setor Santa Luzia também receberia nesta semana a 26ª edição Prefeitura em Ação.

No último sábado de abril, Aparecida seria contemplada com uma edição especial do evento Balanço Geral nos Bairros, realizado pela Record TV em parceria com a Prefeitura de Aparecida e outros apoiadores. A programação iria comemorar os 98 anos de fundação da cidade.

Aniversário de Aparecida

O aniversário de Aparecida, no dia 11 de maio, será lembrado com entusiasmo pela Prefeitura, garante o prefeito Gustavo Mendanha. Mas, devido à pandemia, não haverá, segundo ele, os tradicionais eventos que marcam esse mês festivo para o município. “O momento é de a gente se resguardar, mas, mesmo em casa, vamos celebrar os 98 anos de Aparecida”, diz Gustavo.

A Festa do Trabalhador, no dia 1º de maio, teve que ser cancelada. A atividade é realizada anualmente pela Prefeitura de Aparecida, no Setor Garavelo, em parceria com a TV Serra Dourada. Além das milhares de pessoas que comparecem ao evento, a festa reúne mais de 1 milhão de espectadores na transmissão feita pela emissora afiliada do SBT.

O Desfile Cívico, no dia 11 de maio, e o festival Aparecida é Show, que ocorreria entre os próximos dias 6 e 10, foram cancelados. Todos os recursos que estavam separados para a realização do Aparecida é Show, cerca de R$ 1,4 milhão, serão repassados para a SMS para serem utilizados no combate à Covid-19.

A corrida ‘Aparecida Correndo Pela Vida, Contra as Drogas’, promovida pela Prefeitura de Aparecida, também foi adiada. O evento esportivo e de conscientização social seria realizado no próximo dia 31 de maio. A nova data ainda será definida, mas está certo que se dará no 2º semestre.

Mais medidas preventivas

Diante das estimativas do Ministério da Saúde para a queda na curva de contágio da Covid-19 no Brasil, prevista para julho ou agosto, a Prefeitura de Aparecida decidiu adiar também duas edições do programa Assistência Social Itinerante que estavam previstas para junho.

“A Prefeitura de Aparecida entende que, durante essa pandemia, em todos os locais do mundo o isolamento social horizontal foi o que apresentou melhores resultados contra a sobrecarga no sistema de saúde.  Por isso, optamos pelo adiamento ou cancelamento dos eventos. Nossa prioridade é salvar vidas e, nesse momento, isso passa pelo isolamento social e pela não aglomeração de pessoas”, conclui o presidente do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao novo Coronavírus, Alessandro Magalhães, titular também da Secretaria de Saúde de Aparecida.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo