AparecidaNotícias
Tendência

Aparecida terá força-tarefa de limpeza urbana

De acordo com a secretaria de Desenvolvimento Urbano, ação percorrerá diversos pontos críticos da cidade onde há acúmulo de lixos e entulhos descartados de forma irregular

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, realiza durante todos os dias da próxima semana, ação de limpeza urbana em diversos pontos da cidade. As atividades são em alusão ao Dia Mundial da Limpeza, comemorado no dia 16 de setembro e que cujo objetivo é limpar, de forma coletiva, um país, um estado, um município ou um local que acumule muita sujeira.

A ação de Aparecida terá início nesta segunda-feira (11) com uma ampla limpeza da área que abrigava a antiga Estação de Tratamento de Esgoto no Jardim Maria Inês, a partir das 8h e contará com a parceria das secretarias de Educação, Meio Ambiente e Saúde, além da presença do Prefeito Vilmar Mariano.

Para a realização da força-tarefa serão utilizados 20 tratores, 4 maquinas com pá carregadeiras, 16 caminhōes caçamba e 250 servidores.

“A obrigação de manter uma cidade limpa parte de nós como poder público, mas também é necessário e fundamental que a população seja parte deste conjunto, tendo a consciência do descarte correto de lixo, resíduos e eletrodomésticos. Todos juntos, em um só objetivo, que é o de manter Aparecida limpa”, pontuou o prefeito de Aparecida.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Davi Mendanha, a ação percorrerá diversos pontos críticos do município onde há acúmulo de lixos e entulhos descartados de forma irregular pela população. “São pontos já conhecidos das nossas equipes de limpeza, que atuam diariamente na manutenção de nossa cidade. Uma cidade limpa é mais acolhedora e também melhora a qualidade de vida das pessoas. Por isso, estamos realizando essas atividades, tanto em alusão ao Dia Mundial da Limpeza, quanto para conscientizar a população”.

Cronograma

O lançamento da Força-Tarefa de Limpeza Urbana será na antiga ETE do Jardim Maria Inês, além deste ato, servidores da secretaria percorrerão os bairros mais carentes da cidade distribuindo sacos de lixo para os moradores com orientação de armazenamento de resíduos. E em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, serão recolhidos materiais recicláveis e eletrônicos, que serão armazenados nas escolas municipais e depois terão destinação correta para cooperativas e empresas parceiras.

Durante toda a semana a SDU estará recolhendo materiais eletrônicos, que posteriormente serão descartados de forma correta, através de parcerias. A Equatorial também entra como parceira da Prefeitura de Aparecida com a troca de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED de forna gratuita para a população no galpão do Centro de Cultura e Lazer José Barroso.

Na terça-feira, dia 12, as equipes da secretaria farão a limpeza de uma área no Jardim dos Ipês, às margens da rodovia Go 040. Na quarta-feira, 13, os servidores da SDU estarão trabalhando na retirada de lixo e entulhos de uma área na entrada do Jardim Imperial. Na quinta-feira os serviços de limpeza e manutenção serão realizados na Rua X64, no Setor Tocantins.

O encerramento das atividades de Limpeza Urbana do Dia Mundial da Limpeza ocorrerá na sexta-feira, dia 15, com a limpeza de uma área na Rua Pires, no Jardim Nova Era. Neste dia haverá ainda uma blitz educativa para conscientizar os motoristas e moradores sobre a importância de descarte correto de lixos e entulhos, pois o acumulo desses materiais em áreas públicas acarreta prejuízo ao meio ambiente e a sociedade em geral.

“Este será provavelmente o maior evento de limpeza urbana da história do município”, finalizou o secretário de Desenvolvimento Urbano.

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo