Notícias

Novos leitos para tratamento da Covid-19 são entregues pela Prefeitura de Goiânia

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai entregar nesta terça-feira (11) os primeiros leitos montados no Hospital das Clínicas Covid (HCC). A empresa que está estruturando as unidades foi contratada após pregão eletrônico realizado na modalidade de Processo Licitatório em julho. O contrato, com duração até setembro, prevê a locação de até 100 leitos de UTI e 200 de enfermaria para tratamento da covid-19.

“De início serão disponibilizados 30 leitos de UTI e 30 de enfermaria que vão reforçar a assistência à população. Se houver necessidade, poderemos montar até 100 leitos de UTI. É mais uma ação da Prefeitura de Goiânia para garantir leitos todos os pacientes. E é importante reforçar que tem sido assim desde o início da pandemia”, explica titular da SMS de Goiânia, Fátima Mrué.

Com as novas aquisições, o município passa a dispor de 230 salas de UTI, que podem chegar a 300; além de 244 enfermarias, que podem chegar a 414, caso seja necessário. O total de 714 novos leitos contratados vão garantir que os pacientes aguardem por uma internação na capital.

O reforço na rede ocorre após articulação do prefeito de Goiânia, Iris Rezende, junto à Câmara Municipal, que aceitou destinar R$ 19 milhões das emendas impositivas ao enfrentamento da pandemia. “Praticamente todos os vereadores, até os de oposição, foram sensíveis à ideia de destinar os recursos que eram na sua maioria para obras. Isso foi gesto importante, de espírito público ao destinar suas emendas para até 100 leitos de UTIs no HC”, acrescenta o secretário de Governo, Paulo Ortegal.

A articulação também envolveu o líder do prefeito na Câmara Municipal, Welington Peixoto, que diz ter conversado individualmente, juntamente com o presidente da Casa, Romário Policarpo, com todos os parlamentares. “À pedido do prefeito, abordamos todos os colegas, que foram solícitos. Os 31 aceitaram de pronto para adquirir mais leitos e salvar mais vidas”, pontua.

Cerca de 300 profissionais entre equipes médica, de enfermagem, multiprofissional, administrativa, de nutrição e apoio atuarão no HCC já nesta primeira semana. No caso de a unidade oferecer os 300 leitos previstos, esse quantitativo poderá chegar a aproximadamente 1.500.

Além disso, terá um médico intensivista responsável a cada 10 leitos de UTI, além de infectologistas e anestesiologistas. Será ofertado um respirador para cada dois leitos de UTI. Os números de profissionais e de aparelhagem disponibilizados seguem normas técnicas e garantem atendimento de qualidade e excelência.

A contratação ocorre por meio de um convênio com a Universidade Federal de Goiás (UFG), que cede à Prefeitura de Goiânia parte do HC, que nunca foi usada, para que a Secretaria Municipal de Saúde instale os leitos 100% públicos para tratamento da covid-19. Além dos leitos, no local terá tomógrafo e centro cirúrgico para o caso de necessidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo