Aparecida

Fisioterapia da Unifan realiza evento com a participação de acadêmicos e todo corpo docente

No último dia 20 de maio, a coordenação do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Alfredo Nasser promoveu remotamente o Curso Introdutório das Ligas Acadêmicas. A iniciativa é uma atividade comum ofertada desde a criação da primeira Liga da Fisioterapia, em 2011, como pré-requisito para a seleção de novos integrantes.

Cada Liga oferece um número de vagas de acordo com o número de discentes, que, ao colar grau, deixam de integrá-la. Neste semestre, as vagas foram distribuídas proporcionalmente pelos períodos, aumentando a chance de ingresso dos alunos que cursam os períodos iniciais.

O curso de Fisioterapia da Unifan conta atualmente com quatro Ligas: Liga Acadêmica de Fisioterapia Aplicada à Ortopedia e Traumatologia (LOT); Liga Acadêmica de Fisioterapia Neurofuncional (Lafine); Liga Acadêmica de Fisioterapia Cardiorrespiratória (Lacarp); e Liga Acadêmica de Fisioterapia Geriátrica e Gerontológica (Lafig).

Outra importante atividade realizada pela coordenação do curso foi o Integrafisio Unifan, ocorrido entre os dias 26 e 29 de maio. O evento englobou o III Encontro das Ligas Acadêmicas de Fisioterapia; I Jornada Interdisciplinar dos Estágios de Fisioterapia e a I Jornada Acadêmica de Fisioterapia na Atenção Básica.

O Integrafisio contou com palestras e rodas de discussão virtuais, incluindo uma peça teatral gravada pelos discentes de forma individual e editada posteriormente, além das atividades educativas presenciais realizadas no último sábado, 29, no Jardim Botânico.

“Contamos com a participação expressiva de nossos alunos [atingiu o limite de inscrições permitido], além de convidados externos da Fisioterapia e de outras áreas da saúde, já que o Integrafisio abordou a temática Atuação Interdisciplinar em Paciente com Queimaduras”, explica a coordenadora do curso, Leila Medeiros Melo.

Segundo ela, “o Integrafisio é a concretização de um projeto maior de interdisciplinaridade, com discussão compartilhada de casos reais e envolvimento de diversos saberes no fazer fisioterapêutico, além da integração de nossos acadêmicos nos diversos períodos do curso e com outras áreas da saúde”.

Melo afirma ainda que, “envolvendo as Ligas, os estágios e discentes dos diversos períodos, conseguimos compreender a interlocução das disciplinas e habilidades ao longo da formação acadêmica, despertamos a proatividade discente, o interesse pela pesquisa [trabalhando a clínica baseada em evidências] e pela extensão, atendendo à comunidade e aprendendo com ela”, finaliza.

Paloma Nepomuceno Araújo é aluna do 7º período matutino do curso de Fisioterapia da Unifan. Na opinião dela, “ao longo do evento, diversos profissionais abordaram assuntos relevantes e que envolvem não somente a fisioterapia, e com isso foi possível adquirir muito conhecimento das diversas áreas da saúde, desde a prevenção até a reabilitação. Por ter a oportunidade de compreender sobre assuntos variados envolvendo a fisioterapia e outras áreas, eu definiria o Integrafisio com uma palavra: Incrível!”.

Wemerson Silva dos Santos cursa o 6º período matutino de Fisioterapia e afirma que o evento proporcionou para ele novas experiências em assuntos cotidianos da formação acadêmica, e isso agregou mais ainda a seu networking, pois contou com muitos professores alunos e profissionais da área palestrando e contando suas experiências nesse evento. “Uma experiência ótima, pois o know-how dos palestrantes é incrível, e os assuntos abordados mais ainda. Isso é muito importante para nós alunos, que consequentemente ganhamos muito com todos esses conhecimentos, que agregam, sem dúvida, à nossa experiência também”, destaca Wemerson.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo