Notícias

Marconi pisa na bola ao defender Ibaneis, que queria proibir goianos do Entorno de serem atendidos em Brasília

O ex-governador Marconi Perillo (PSDB) pisou na bola: em publicação em suas redes sociais, nesta terça-feira, 2, Marconi, que se mudou de Goiás após ser detido pela Polícia Federal, em 2019, se posicionou favoravelmente ao governador de Brasília Ibaneis Rocha (MDB) na polêmica que ele trava com o governador de Goiás Ronaldo Caiado (DEM).


Caiado criticou Ibaneis quando por anunciar que fecharia as divisas do Distrito Federal para os moradores do Entorno que estão com Covid-19. O governador do DF está tendo dificuldades para administrar a oferta de leitos hospitalares e tem alegado falta de UTIs para atender os moradores dos municípios fronteiriços, que em grande número trabalham em Brasília.

Marconi disse que Caiado é agressivo sempre que questionado. E que sua defesa é sempre o ataque. Para Marconi, Caiado não respondeu adequadamente o governador. Mas tucano é famoso pelo jeito incisivo de debater com adversário. Em uma ocasião, chamou o então presidente Lula de “ladrão”.


A resposta de Caiado de Caiado a Ibaneis, dizendo ter “nojo” de quem trata com desumanidade brasileiros acometidos pelo coronavírus, foi elogiada por políticos e especialistas nas questões do Entorno – região que fornece grande parte da mão de obra que atua nas empresas de Brasília e por isso tem o direito a uma contrapartida do governo do DF na Saúde e em outras políticas públicas.

Debate

Indignado com o gesto do governador de Brasília, colocando em xeque o atendimento aos goianos do Entorno, Caiado foi duríssimo com Ibaneis. Segundo o democrata, o chefe do Executivo distrital é incompetente e “só pensa em negociatas”.


As declarações de Caiado foram também resposta a uma entrevista de Ibaneis concedida ao UOL Entrevista, em que o governador do DF diz que o goiano tem “seus problemas psiquiátricos”.


Caiado retrucou em nota oficial. “Meu problema psiquiátrico sério é ter ojeriza a quem rouba dinheiro da saúde e do transporte público”, pontuou. “A incompetência de Ibaneis é tamanha que o DF, além de ter a folha bancada pela União, recebe mais de R$ 14 bilhões a fundo perdido, mas não consegue ser exemplo de gestão. Porque ele só pensa em negociatas. Por isso teve dois sócios travestidos de secretários na mira da polícia: o secretário da Saúde foi preso e o de Transportes comanda uma máfia no Entorno”, alfinetou o governador goiano.

“Nojo”

As rusgas de Caiado e Ibaneis começaram em 23 de fevereiro, quando o governador do DF ameaçou fechar a divisa entre o DF e Goiás para proibir o acesso de pacientes da Covid-19, oriundos do Entorno, ao sistema de saúde da capital federal.


Caiado reagiu asseverando que, diante de um momento tão delicado, a declaração de Ibaneis causa “repúdio” e “nojo”. Segundo ele, a postura do colega evidencia “falta de empatia” e “egoísmo”. “Mesmo com tantos recursos bancados pela União, hoje o DF tem apenas 358 leitos para pacientes de Covid. Sabendo que grande parte da população do Entorno trabalha e consome em Brasília, Ibaneis em vez de investir na saúde, prefere atacar essa população”, declarou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo