Notícias

O segredo para uma nota máxima na redação do Enem é conhecer a estrutura do texto

Professora do Sesc Cidadania explica que o aluno precisa estar atento às características exigidas no exame

A redação, para muitos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é um grande desafio. Na edição 2020, realizada em janeiro deste ano, apenas 28 dos mais de 2,7 milhões de participantes conquistaram a nota máxima na prova. De acordo com a professora Rosilene Fernandes, do Centro Educacional Sesc Cidadania, o segredo para alcançar esse desempenho está em conhecer a estrutura textual exigida no Enem.

“O texto dissertativo é uma tipologia textual, muitas pessoas acreditam que é um gênero textual, mas ele foi uma criação do Enem. Para considerar uma boa redação é preciso entender quais as características e quais são as cobranças do Enem para essa tipologia”, explica Rosilene.

O Enem estabelece que o texto deve ser dividido em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Para isso, é necessário a construção de quatro parágrafos. Segundo a professora, no primeiro parágrafo, o candidato deve apresentar um tópico frasal principal constituído pela tese. “O ideal é fazer uma problematização que tenha duas sequências de desenvolvimento, assim o aluno consegue não estabelecer uma ideia só”, afirma.

Em seguida, nos próximos dois parágrafos, o desenvolvimento das ideias deve ser elaborado. Apresentar um repertório cultural somado ao ponto de vista do candidato pode contribuir para a produção de um desenvolvimento com excelência. Mas atenção, todo o texto deve ser harmônico, assim como os parágrafos.

“O aluno fica muito preso ao repertório coringa sem entender que essa bagagem foi construída durante toda vida educacional. Ele pode fazer uso de repertório relacionado aos conhecimentos que adquiriu na biologia, geografia, sociologia, filosofia, literatura, nas séries ou filmes que assistiu”, ressalta Rosilene.

Já a conclusão do texto é a solução do problema suscitado na tese. Existe uma ordem de apresentação dessa abordagem de resolução. O candidato precisa iniciar com uma retomada da tese para fazer um link com a solução. A conclusão da redação do Enem tem o valor de 200 pontos.

“A dissertação do Enem é um texto previsível. Os alunos sofrem muito em relação ao tema, mas é importante saber que não é como um conto que você chega no momento da prova e faz um texto 100% criativo”, destaca a professora.  As provas do Enem 2021 serão realizadas nos dias 21 e 28 de novembro. A redação é no primeiro final de semana.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo