Notícias

Rafael Lara: “OAB problemática que a atual gestão herdou é agora uma OAB equilibrada”

Nos últimos cinco anos, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) passou por mudanças significativas, que tiveram impacto direto no exercício da profissão dos advogados goianos e que têm sido munição para um crescente apoio a Rafael Lara, pré-candidato à presidência da seccional no pleito de 30 de novembro deste ano.

Dentre os avanços da gestão de Lúcio Flávio de Paiva, são destaque a quitação de mais de R$ 23 milhões em dívidas, a volta do pagamento dos honorários dativos, a recuperação da estrutura física das sedes em todo o Estado, a regularização dos repasses mensais às subseções, a criação da Procuradoria de Prerrogativas e, ainda, a ampliação do acesso e da qualidade dos cursos da Escola Superior de Advocacia (ESA-GO).

Rafael Lara explica que essas são conquistas importantes para a classe e que, por isso mesmo, elas avolumam a adesão ao Movimento Compromisso com a Advocacia, do qual ele está à frente. “Neste período de pré-campanha, nós estamos ouvindo a todos que querem contribuir com o avanço nas conquistas que tivemos nos últimos cinco anos. A Ordem mal administrada, endividada, cheia de problemas que a atual gestão herdou é hoje uma OAB com as contas equilibradas, que ampliou os espaços e as conquistas para a advocacia na Capital e no interior, que deu protagonismo à defesa das prerrogativas e que nos orgulha”, conta Lara, que fala ainda em levar inovações para a gestão da Ordem.

Segundo o advogado, sua extensa agenda cumprida, semanalmente, nas cidades do interior de Goiás tem o objetivo de conhecer melhor as atuais demandas da advocacia em seu todo e somar esforços na construção de projetos para a administração da OAB no próximo triênio. Ele afirma ainda que a pré-campanha tem sido construída a muitas mãos, com muito trabalho, planejamento e motivação e com vistas a preservar as conquistas dos últimos anos e a avançar mais em benefício da advocacia. “Todos nós que estamos dedicados a este movimento temos plena consciência da responsabilidade que é presidir uma instituição como a OAB Goiás e, portanto, representar as advogadas e os advogados do Estado.”

ESA hoje trabalha com tecnologias para modernizar cursos ofertados

Rafael Lara é o atual diretor da ESA-GO e revela que, nessas visitas a cidades goianas e nas reuniões na Capital, tem escutado muitos elogios a sua gestão. Ele diz que sua atuação na direção da Escola e a gestão exitosa da Ordem nos dois últimos mandatos são as principais justificativas ouvidas por ele para as manifestações de apoio recebidas. O secretário-geral da OAB-GO, Jacó Carlos Silva Coelho, também acredita que o trabalho de Lara na ESA contribui, sobremaneira, para o sucesso de sua pré-campanha.

“Lara resgatou o verdadeiro intuito da Escola. Ele aproximou a OAB do interior de Goiás e a ESA foi customizada para atender a toda a advocacia conforme as realidades de cada cidade”, explica Jacó ao lembrar que o número de cursos oferecidos pela Escola foi ampliado significativamente, assim como o acesso a eles, e que ela passou a atuar no interior de forma mais adequada à realidade de cada município. Jacó destaca ainda o uso das novas tecnologias, principalmente em resposta às exigências emergidas com a pandemia de Covid-19, e a excelência dos cursos ofertados.

Para Jacó Coelho, a autonomia e o incentivo dados por Lúcio Flávio para a sua equipe foram primordiais para que todos pudessem desenvolver seu trabalho com excelência e, assim, elevar a instituição a um novo patamar, devolvendo ao advogado o orgulho pela instituição que o representa. O secretário-geral entende que, além do trabalho na ESA, o êxito da atual gestão somado às qualificações de Rafael Lara são pontos-chave que o capacitam a dar continuidade aos avanços da OAB em Goiás e a realizar novas conquistas para a advocacia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo