Aparecida

Ocupação de leitos de UTI em Aparecida já é de 55% na rede pública e 84% na privada

A ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em hospitais da rede municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia era de 55% na tarde da última quarta-feira, 16, que foi o último registro do Painel da Covid-19. No mês de maio, a ocupação de leitos exclusivos para tratamento de pacientes com Covid-19 variou entre 35% e 63%.

Na rede privada, a ocupação é mais preocupante. Levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aponta que 84% dos leitos de UTI de hospitais particulares na cidade, que pertencem à região metropolitana, exclusivos para tratamento contra o coronavírus, estão ocupados. Na soma geral, da rede pública e privada, o índice está em 65,38%, segundo dados de ontem, 17, da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).

De acordo com a SES-GO, a situação do Hospital São Silvestre é ainda pior. Por lá, a ocupação de leitos de UTI’s voltados ao tratamento atingiu 100%, enquanto no Hospital Garavelo, 79,55%. Já no Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP), a ocupação estava em 54,47% até a tarde de ontem, 17, quando teve a última atualização do balanço.

A taxa de ocupação de leitos é um dos principais indicadores, dentre oito, para análise da taxa de risco do município. Os outros são: taxa de letalidade; número de casos ativos; o número de novos casos ativos por dia; o percentual de resultados positivos entre os exames do tipo RT-PCR realizados; o tempo médio para obtenção dos resultados dos testes; e o percentual de profissionais de saúde afastados.

Embora o município se encontre em cenário verde, quatro bairros estão na fase vermelha e nove, na laranja em casos de Covid-19. O Jardim Buriti Sereno, o campeão, tem 3.174 casos. O segundo lugar é o Cidade Vera Cruz, com 2.799. Em terceiro lugar está o Jardim Tiradentes (2.245) e em seguida aparece o Setor Garavelo (1.825). No cenário laranja figuram o Garavelo Residencial Park (1.473), Parque Veiga Jardim (1.368), Sítios Santa Luzia (1.358), Vila Brasília (1.235), Independência Mansões (1.178), Colina Azul (1.137), Jardim Olímpico (1.053), Jardim Tropical (1.016) e Jardim Alto Paraíso (1.004).

Reportagem do Diário de Aparecida publicada na semana passada mostrou que o cenário pandêmico de Aparecida passa por avaliação. Há preocupação quanto aos índices a serem averiguados para aumento, ou não, das restrições no município. Nova reunião do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Pandemia deve ser realizada ainda esta semana para avaliação dos indicadores.

A tendência é de que a definição das medidas a serem adotadas aconteça na reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, marcada para esta semana, mas ainda sem data definida. No entanto, a avaliação interna dentro do próprio comitê é de que o mapa de calor já está em cenário amarelo, mesmo o município adotando o modelo menos restritivo do escalonamento por macrozonas. Atualmente cada macrozona fecha uma vez durante a semana, sem fechamentos nos fins de semana.

O presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial da Região Leste de Aparecida de Goiânia (Acirlag), Maione Padeiro, aponta que a preocupação é geral, sobretudo em setores já desgastados com a pandemia, como bares, restaurantes e ligados a eventos. Porém, ele lembrou que pequenos comércios, como salões de beleza, barbearia, assistência de celular, também sofrem diretamente com o maior número de restrições.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo